quinta-feira, 16 de maio de 2013

O VERBO ESCREVER






O VERBO ESCREVER
Olho a página em branco e fico pensando o que escrever sobre o verbo escrever;sei que vem do infinitivo scribere,latim, é um verbo transitivo,irregular – para o dicionário,já que para mim é mais que regular,pois,regula minha vida e me põe aqui sentada neste computador todas as manhãs,religiosamente,tentando tirar ideias da memória e passá-las adiante,sem ao menos saber se alguém se interessará por elas –
Escreve-se muita  coisa ou grafa ,ou redige-se ,tudo sinônimo do mesmo verbo,intransitivo e intransigente;no tempo presente,digita-se,já que datilografar ,como era no meu tempo,é como eu mesma,coisa do passado.
Podemos escrever a nota do mercado, que alimentará a família,ou notas sobre alguém - favoráveis ou não - elevando ou destruindo reputações ou escrever versos com a maestria dos grandes poetas ou livros que marcaram a humanidade e influenciaram gerações.
Para alguns, escrever é uma necessidade;para outros,compulsão.Digo isso porque vejo o desespero de algumas pessoas que se entocam,perdem os bons momentos da vida,rebuscando textos,modificando suas próprias ideias,ouvindo opiniões críticas,preocupando-se com sinais ortográficos,como se o ato de escrever fosse uma prisão em vez de uma alegria ou expressão de si mesmo.Não creio que escrevam por prazer,mas,como disse uma certa mocinha a um grande escritor meu amigo,ele mesmo ,um mestre na arte da escrita:
  -Escrevo preocupada com o mercado,perco noites pensando se o livro vai vender,quero ficar rica e famosa.
Meu amigo que,como eu ,nunca se preocupou com essas firulas e escreve por prazer,ficou um pouco chocado,com as opiniões dessa” cultural climber” - alpinista social -que,jamais chegará onde quer, porque,o ato de escrever é místico,tem que fluir,é como fazer xixi,como dizia outro mestre ,Lobato,que sabia que livro muitas vezes mexido e consertado,desanda como doce de leite e não consegue passar emoção,pois,o autor está preso a regras e convenções,além de falsas esperanças.
Escrever é uma necessidade que,nem sempre supre nossas necessidades  básicas,pois,uma carreira literária constrói-se ao longo de vinte anos ou mais,alguns como Melville,morrem sem ter alcançado a fama,mulherzinha venal e caprichosa ,que anda sempre rondando a “Deusa Cadela”,como D. H. Lawrence,se referia á Literatura.
Está claro ,para mim,uma coisa: escreva claro e ponha emoção no que faz,esse é o segredo da escrita.E,acima de tudo,não escreva para os outros;para mim,escrever é um diálogo  do escritor consigo mesmo,pois trás em si a sabedoria que se aprendeu durante a vida.
Se Deus escreve certo por linhas tortas, porque devemos nos preocupar tanto com acentos, ortografias,gramáticas, porque ter medo de neologismos,brilhantemente criados por Guimarães Rosa,se a língua é móvel,como as mulheres,aliás é a língua,notou, e o povo é seu único dono e senhor?
Do latim castrense,falado errado nos quartéis,nasceu o português,nossa língua ,última flor do Lácio,inculta e bela ,como disse Bilac.
Eu escrevo porque preciso me aliviar; desassossegada diante de tanta coisa desagradável e triste que os meios de comunicação trazem para nós,mal desponta o sol;as injustiças me incomodam,bem como a corrupção,a violência,o preconceito,o desrespeito,a dor.Não que eu ache que possa mudar nada,mas,se conseguir mudar uma única cabeça,um único pensamento,já me considero bem paga.
Também escrevo para divertir e informar,falar dos meus pensamentos” idos e vividos” ,passar a limpo a vida,reconciliar-me comigo mesmo,tirar do fundo da memória experiências vividas nestas sete décadas de passeio por este mundo e nem sei quantas mais.



                                            LANÇAMENTO


Ser Humano, Ser Pecador

Temem-se,
Por que pecam aos olhos do Senhor?
Ser Humano
Ser Pecador
Os sete pecados
Estão transparentes
A LUXURIA cresce
Desejos carnais, lascívia
Surgem intensamente
Ser humano temeroso
Será inteligen Esconde pecados para alguns
Se para Deus é evidente
Na certeza de mais um deles
Está a AVAREZ Atire a primeira pedra
Quem não pensa em acumular riqueza.
Ser humano
Será inteligente?
Perde-se a razão
Quando vem a IRA
A vontade de vingança
Acumula totalmente
A GULA se torna pequenina
Porque vem sendo substituída
Pela VAIDADE, preocupação excessiva
Com a admiração dos outros
O ser orgulhoso e arrogante
Na SOBERBA se classifica
Será este ser inteligente?
Sabe-se que o final é o mesmo para toda gente
E a PREGUIÇA,
Quem de vez em quando não manifesta?
Mas a fama é só do baiano
Dizem ,que só não para festa
Ser humano
Sempre a pecar
Destes sete pecados
Poucos estão a se livrar.



 Mirandí Alves Pereira Oliveira nasceu na cidade
de Ibitiara, estado da Bahia, em 07 de julho
de 1973. Graduada em Secretariado Executivo
pela Universidade Católica do Salvado – UCSal
- e pós-graduada em orientação educacional
e coordenação pedagógica pela UNIFAS - Universidade Salvador.
Escreveu um pequeno conto “A Mulher de Branco” para participar
do Projeto Revelando os Brasis IV e foi selecionada, produziu um
filme com esta ficção, um curta metragem. É autora também de “O
assobio em Ibitiara”, o qual foi selecionado para fazer parte de uma
coletânea de contos livro a ser lançado pela editora CBJE. E agora,
participa desta seleção com o poema ”Ser Humano Ser Pecador “

Esta poesia faz parte da nossa nova Seleta "Os 7 Pecados Capitais",que será lançada amanhã,na Livraria LDM,Pça Castro Alves,Salvador,Bahia,a partir das 18 hs.
O livro,com excelente composição gráfica,reúne textos e poemas de novos e consagrados autores nacionais.
Pedidos para a Loja Virtual:
lojaedpimentamalagueta.com.br 
ou pelo mail:miriamdesales@gmail.com ou nas principais livrarias de Salvador

                                                                                REFLEXÃO


ATÉ JUNHO!