quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ALÉM DA VIDA






É indiscutível. Todos nós acreditamos ou, no mínimo,desejamos,que haja vida após a morte.
Para isso, para ter essa certeza,o homem inventou Deus e, as religiões,espertamente,faturaram com isso.Elas vivem explorando o medo e a esperança.
Mas, não estou aqui para filosofias,mas,sim,para falar do magnífico novo filme de Clint Eastwood,”Além da Vida”.(Hereafter),que assisti,anteontem,entre minhas muitas obrigações,literárias ou não.
Há muito não vejo um filme de tão sublime beleza.
A cena inicial, mostrando o tsunami na Indonésia em 2004 ,foi uma das cenas mais realistas e magistrais que já assisti;e,não,nada tem a ver com o cinema catástrofe,tão ao (mau) gosto americano.
Essa cena não está ali por acaso; o autor quer mostrar como inesperadas, pequenas ou devastadoras tsunamis podem virar de ponta – cabeça nossas vidas.E,como é difícil para nós,humanos,lidarmos com a morte.
Os personagens são três. Não se conhecem, vivem em lugares diferentes e não têm nada em comum, a não ser a presença da morte em suas vidas. E a busca pela verdade, a procura pelo que há além.
O personagem Marie (Cécile de France),atingida pelo tsunami,morre por alguns minutos,vislumbra o outro lado e,quando volta à vida não é mais a mesma.
Obcecada pela idéia de ter visto o lado de lá, perde credibilidade no seu trabalho, perde o homem de sua vida e o direito de publicar o livro que sempre sonhou; pois,quis  escrever outro,onde fala da sua experiência ,de que não devemos aceitar passivamente a morte,porque,ela pode,sim,ser a passagem para uma outra vida,ela não é absoluta,pois,pode sobreviver numa outra esfera,diferente desta que conhecemos.  Matt Damon é George,um médium que vive em São Francisco e sente-se cansado de transitar entre dois mundos.
Abandonar essa tarefa de elo  de  ligação entre os que ficam e os que  se foram,o está deixando muito perturbado e sem saber que sentido dar à sua própria vida.
Assim, deixa de lado esse dom maldito e vai trabalhar como um simples operário e fazer um curso de culinária afim de se integrar ao mundo real.
Em Londres, os gêmeos Marcus e Jason, (Frankie e George McLaren ,fazem ambos o papel)  filhos de uma mãe viciada ,apóiam-se um no outro,e lutam para proteger a mãe,das autoridades do Serviço Social,até que o inesperado acontece,trazendo dor e mágoa para essa já triste família.
As três estórias  mostram personagens com sentimentos distintos a respeito da morte;Marie,que acredita na continuação ,depois dela; o desespero da perda,no caso de Marcus e os assuntos que a morte deixou pendente,no caso de George.
A magistralidade  do filme está, principalmente, no modo comedido que o diretor Eastwood se comporta,pois,não dá bandeira,não  deixa nenhuma brecha para que nós identifiquemos os seus pensamentos a respeito da sobrevivência do espírito.
Duas cenas foram marcantes para mim; uma,carregada de um sutil erotismo quando George faz uma colega do curso de culinária provar,de olhos vendados,pequenas colheradas de um tempero;ambos coram,encantados com o prazer recíproco.
A outra cena, no metrô ,quando Marcus persegue um boné e,por causa disto,escapa de um atentado a um trem,em Londres;olha,essa cena fez uma mulher descrente e vivida .se arrepiar...
É um grande filme .Ou melhor,é um filme magistral!


PALAVRA DO  LEITOR:

Oi querida! Ainda não vi, mas estou curiosíssimo! De Clint Eastwood só poderíamos esperar tudo de bom! Parabéns pela iniciativa de divulgação. É um tema que interessa a todos independente de credo ou religião. Beijos

Paulo Martins,leitor







Querida Miriam de Sales;
amiga e poetisa, excelente narradora;
Você é tão gentil que sempre nos deixa aquela sensação de não retribuir à altura, o que deve ser efetivo.
Gostei muito das suas dicas sobre o filme Além da Vida, principalmente por ser um assunto que muito me interessa. Como poderia alguém não se interessar?
Irei vê-lo logo.
Hugo Homem,escritor baiano



12/01/11 10:09 - Silvia Regina Costa Lima,poetisa paulista

Como vai, poeta? ****Bom Dia, menina! ...com certeza vou querer ver
depois daqui.. esta semana falei sobre a imortalidade também. em um
poema... vc está bem?... tão sumida.. affffffff.... ** E hoje há -
Argonauta - em meu soneto ******* Um beijo azul com saudades





12/01/11 10:09 - Chagaspires,leitor

PODERÁ O HOMEM SER REALMENTE O CRIADOR? ESTA É A INDAGAÇÃO PRINCIPAL
DA VIDA E DA MORTE. ABRAÇOS.
OBS. É PRECISO QUE A SEMENTE MORRA PARA PODER A PLANTA NASCER.
ESTA É MINHA CONCEPÇÃO.


5/01/11 23:08 - CONCEIÇÃO GOMES

Faz tempo que não vou ao cinema, mas penso que vou agora. E eu
pergunto: se não houver o alem da vida, porque vivemos?


2 comentários:

  1. Com este belo comentario claro que fica uma vontade de logo ver.Bela resenha amiga.Agora é correr pra ver.Meu abraço de paz.Bju de luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  2. Amigo,aconselho o filme;pessoas de alta sensibilidade,como vc, gostarão. bjks

    ResponderExcluir