quinta-feira, 16 de junho de 2011

FALA,BRASIL!



O Ex-Chanceler e eu.Carinho

Fui assistir  á palestra do ex-Chanceler Celso Amorim,no Palácio Rio Branco,em Salvador,iniciativa da SECULT,através do atuante Secretário da Cultura Albino Rubim.
O ex-ministro chegou e arrasou.Tratou de vários assuntos ligados á política externa passada e futura,respondeu com competência e paciência a diversas perguntas feitas por universitários e intelectuais presentes,sempre com uma simpatia e um bom humor dignos de nota.

Falou das inúmeras mudanças  na política externa  deste país, nossa presença na África e no Haiti,as difíceis negociações com os países ricos,mostrando ser hoje o Brasil sujeito da história e não mero objeto como no passado.
Gentileza para com todos
Ouvido e respeitado no cenário mundial marchamos rumo ao nosso destino de potência,na América Latina e no mundo.Acabou o “complexo de vira-lata” do qual nos falava Nelson Rodrigues.
Como Chanceler o papel de Amorim foi o de hábil negociador e nos contatos com a ALCA e OMC,foi duro com os ricos,mas,terno com os pobres.Acredita no diálogo; a palavra vencendo o canhão.
Quando criticado pela mídia e pelas elites por sua preocupação com a América Latina,respondeu:-“mas,eu vivo aqui”.
Sobre o gás boliviano disse ser injusto permitir que os gasodutos passassem pela Bolívia e seu povo pobre não tivesse acesso ao gás.
Soube Itaipu e a celeuma da energia paga lembrou que os paraguaios são donos da metade da maior usina do mundo.E eu acrescento: depois do genocídio que o bando de Caxias aprontou lá  durante a fatídica Guerra do Paraguai,o Brasil tem dívidas impagáveis,sim,com este vizinho onde vivem 200 a 300.000  brasileiros.
Sendo o nosso único Ministro das Relações Exteriores a falar com os “feios”,Irã,Iraque, África,Países Árabes,Cuba  etc mostrou ao mundo que não podemos discriminar ninguém,seja pessoas,seja países e o papel da nossa diplomacia é conciliar,nunca criticar ou oprimir.
Sobre a África contou o que ouviu de um embaixador africano:”Para cada problema africano há uma solução brasileira.”
Marcamos território,finalmente.Não é à toa que os principais candidatos a mandar no FMI viessem nos visitar recentemente,
E não foi para cobrar,foi para pedir.

4 comentários:

  1. Celso Amorim é uma pessoa que, na minha opinião, representa muito bem a inteligência e capacidade brasileira. Um homem de visão ampla. Certamente vc teve o privilégio conhecê-lo pessoalmente e ele ...idem em relação a vc, amada Miriam. Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Sabe,Marina,n/ o conhecia pessoalmente,mas,me causou boa impressão. bjs

    ResponderExcluir
  3. Um encontro interessante do Amorim com uma grande escritora!!!!!
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Silvinha,é sempre bom conhecer de perto figuras proeminentes da nossa república.Assim,podemos ter nossa pr[opria opinião,não é?
    bjs

    ResponderExcluir