domingo, 27 de novembro de 2011


        RESPEITE O DINHEIRO
Respeito é bom e eu gosto. Você também.
.Com o dinheiro não é diferente.
Já notou que os ricos parecem sempre que estão enriquecendo? Eles levam o dinheiro a sério e cuidam muito bem dele.
Há apenas três maneiras de ganhar dinheiro honesto nesta vida: trabalhando,herdando ou investindo  uma parte do que ganha enquanto trabalha para poder usufruir no futuro. A  escolha é sua;quer chegar aos sessenta correndo na praia ou correndo atrás? Você  decide. Tenha sempre isso em mente:o dinheiro não desaparece,ele muda de mãos;por isso,ás vezes é bom por um escorpião no bolso.
Nestes tempos em que se apregoa o consumismo é bom ser cuidadoso.
Nos anos cinqüenta, tínhamos muitos amigos espanhóis e portugueses que vinham para aqui tentar fortuna;meu avô dizia,jocosamente:-quando um deles trocar de camisa ,já deve estar no primeiro milhão.Falava assim,porque os via viver parcamente,gastando o mínimo necessário até fazer seu pé de meia;diferente da nossa política de “gastar por conta”.
Muita gente que está lendo vai dar um risinho de canto da boca e pensar; se o que ganho não dá para viver,como guardar algum? Ditar regras para os outros é fácil.
Aí, eu  pergunto: se não consegue guardar nada agora que está trabalhando,gerando recursos e depois?Com essa migalha que nosso governo chama de aposentadoria,sempre defasada a cada dia?
A idade trás necessidades prementes que não temos hoje; remédios, assistência médica,planos que se paga a vida inteira e não se tem quando precisa,isso numa época em que a qualidade de vida é necessária para manter a própria vida ;cruzo com idosos humilhados,envergonhados,levando uma receita para os filhos o ajudarem a comprar,a imagem da submissão e do desgosto.
Dê uma de  formiguinha ,  faça agora.Imagine que ganha um pouco menos e guarde um pouco.Aplique em poupança num banco sério,regue todos os meses e deixe crescer.Podem rir; toda semana,eu ia com meu neto á casa de câmbio e comprava U.S.1.ás vezes mais,se me sobrava mais;nunca muito,porque não tinha;no final de um ano tinha U.S.200;no final de três anos,aumentando a poupança,tinha U.S3200;isso,numa época de dólar alto.Ajudou muito na minha viagem á Europa.
Não importa que a quantia que lhe sobra seja infinitamente baixa ;é preciso começar de algum ponto.No longo prazo,terá seu pé de meia.O que importa não é o que você ganha,e,sim, o que você poupa.
Investimentos de longo prazo em fundos ou planos de aposentadoria é a melhor forma de poupar.O tempo trabalhará a seu favor.
Pessoas jovens podem arriscar mais .
Têm  muito tempo para recuperar as possíveis perdas.
Outra coisa importante, acabe com as  dívidas. Elas constituem uma das piores coisas da vida.Pesa no espírito,tira a liberdade de agir,mantém a mente atormentada,dorme e acorda consigo,tirando-lhe a paz.Você se sente preso.Se possível,corte os cartões de crédito ou fique com um só,gastando nele apenas 10% do que ganha.Não queira “fingir que é rico prá ninguém zombar de mim”,como na música de Chico.Viva de acordo com suas posses e dane-se a vizinhança.
Passe longe do cheque especial. É melhor deixar o gerente do  banco  correr atrás de você para lhe oferecer crédito do que um oficial de justiça correndo atrás de si para lhe tomar o pouco que conquistou ou o delegado querendo lhe hospedar na cadeia.Cheque sem fundo dá cana,nesse país.
Se tiver de dever ,nunca deva a parentes;terá que olhar todos os dias para eles,que,sempre acharão um jeitinho de “lembrar”seu compromisso.Amigos,então,nem pensar.Já vi brigas de morte por causa disso.
-Cadê fulano, tem visto?
-Encontrei ontem, no shopping.
Vê ,prá passear tem dinheiro,agora,para me pagar...
Amigo,  dever é pior que a morte.







SABEDORIA POPULAR

Vem da cultura do povo,dos simples a maior parte de uma cultura nacional.Pesquisadores,estudiosos ou simplesmente gente como eu que gosta de escafunchar baú,acaba achando preciosidades da língua que vale a pena ser difundida e apreciada.
Vamos a eles:
“ A cabra apregoa  mel e vende azeitonas”.muito bem aplicado aqueles que muito prometem e pouco fazem,como os políticos,por exemplo.Faz sentido;para os que não conhecem a roça e só vêm cabra nos filmes,eis a explicação:a cabra berra meeé e os seus dejetos,pretos e redondinhos,lembram azeitonas.
                                ###
“A caixa menos cheia é a que mais chocalha”.
O recado está dado;o que menos tem,o menos sábio,é aquele que mais estufa o peito e mais  quer aparecer.
                        ###
“A cruz no peito e o diabo nos feitos”.
Sabe aquelas pessoas ,muito religiosas,muito carolas,que criticam a tudo e a todos,os patrulhadores ideológicos,puxa!esta carapuça cabe em muita gente.
                       ###
Esse é para os “filões”:
-Adão foi feito de barro,colega,me dê um cigarro.
E a resposta vem,célere:
-De barro foi feito Adão,amigo não tenho não.
Recolhido por mim por este mundão de Deus.
E,para terminar:”A experiência vale mais que a ciência”.



É PRA RIR!







                         


                         








Nenhum comentário:

Postar um comentário