domingo, 17 de março de 2013

CÂNTICO DO IRMÃO SOL,

                                                             
                                                     
                                                   O BLOG DE MARÇO/2013



                                   Cântico do Irmão Sol


Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção. Só a ti, Altíssimo, são devidos; e homem algum é digno de te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que clareia o dia e com sua luz nos alumia. E ele é belo e radiante com grande esplendor: de ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas, que nos céu formastes claras e preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo, pelo qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo pelo qual iluminas a noite. E ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mae terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor, e suportam enfermidades e tribulações. Bem-aventurados os que as sustentam em paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conforme tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade.



                          SÃO FRANCISCO DE ASSIS


“Il poverello di Assizi” voltou á moda,depois que o novo Papa desejou chamar-se Francisco.
São Francisco de Assis,de família nobre e rica,abriu mão de todos os bens terrenos para dedicar-se á religião e aos pobres.Neste cântico que ora trazemos para vocês,leitores,escrito por ele,Francisco mostra sua humildade ; Deus, o Ser Supremo,é inatingível,mas,o homem chega até Ele,através  de seu filho,Jesus Cristo.
             Francisco, doente,cego e cheio de dores, trazia sua alma mergulhada na escuridão,  cheia de dúvidas e desesperanças.Mas,graças á sua fé infinita,canta Deus, através do Sol,  de quem depende toda a vida na terra. Ao usar a figura do Sol,Francisco quer provar que sem Deus,que é a luz e o farol da nossa existência,o homem cai no pecado e na desesperança e não encontra paz nem consolo.Assim,Francisco se liberta das dores físicas e morais,pois,para ele o Sol é a representação de Deus,seu brilho e sua força.
           "De tudo que vemos ao nosso redor e de tudo o que observamos em toda a natureza, o sol tem direito de ser qualificado como majestosamente belo. Na beleza e no esplendor radiante do sol, Francisco via uma imagem da beleza de Deus. Considerava-o a mais bela das criaturas de Deus (…)" (DOYLE, 1985. pg 93)


PAPA FRANCISCO

ESPEREMOS DELE  HUMILDADE,AMOR AO POVO E CORAGEM PARA LIMPAR OS PECADOS DO VATICANO.



 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário