quinta-feira, 16 de maio de 2013

O VERBO ESCREVER






O VERBO ESCREVER
Olho a página em branco e fico pensando o que escrever sobre o verbo escrever;sei que vem do infinitivo scribere,latim, é um verbo transitivo,irregular – para o dicionário,já que para mim é mais que regular,pois,regula minha vida e me põe aqui sentada neste computador todas as manhãs,religiosamente,tentando tirar ideias da memória e passá-las adiante,sem ao menos saber se alguém se interessará por elas –
Escreve-se muita  coisa ou grafa ,ou redige-se ,tudo sinônimo do mesmo verbo,intransitivo e intransigente;no tempo presente,digita-se,já que datilografar ,como era no meu tempo,é como eu mesma,coisa do passado.
Podemos escrever a nota do mercado, que alimentará a família,ou notas sobre alguém - favoráveis ou não - elevando ou destruindo reputações ou escrever versos com a maestria dos grandes poetas ou livros que marcaram a humanidade e influenciaram gerações.
Para alguns, escrever é uma necessidade;para outros,compulsão.Digo isso porque vejo o desespero de algumas pessoas que se entocam,perdem os bons momentos da vida,rebuscando textos,modificando suas próprias ideias,ouvindo opiniões críticas,preocupando-se com sinais ortográficos,como se o ato de escrever fosse uma prisão em vez de uma alegria ou expressão de si mesmo.Não creio que escrevam por prazer,mas,como disse uma certa mocinha a um grande escritor meu amigo,ele mesmo ,um mestre na arte da escrita:
  -Escrevo preocupada com o mercado,perco noites pensando se o livro vai vender,quero ficar rica e famosa.
Meu amigo que,como eu ,nunca se preocupou com essas firulas e escreve por prazer,ficou um pouco chocado,com as opiniões dessa” cultural climber” - alpinista social -que,jamais chegará onde quer, porque,o ato de escrever é místico,tem que fluir,é como fazer xixi,como dizia outro mestre ,Lobato,que sabia que livro muitas vezes mexido e consertado,desanda como doce de leite e não consegue passar emoção,pois,o autor está preso a regras e convenções,além de falsas esperanças.
Escrever é uma necessidade que,nem sempre supre nossas necessidades  básicas,pois,uma carreira literária constrói-se ao longo de vinte anos ou mais,alguns como Melville,morrem sem ter alcançado a fama,mulherzinha venal e caprichosa ,que anda sempre rondando a “Deusa Cadela”,como D. H. Lawrence,se referia á Literatura.
Está claro ,para mim,uma coisa: escreva claro e ponha emoção no que faz,esse é o segredo da escrita.E,acima de tudo,não escreva para os outros;para mim,escrever é um diálogo  do escritor consigo mesmo,pois trás em si a sabedoria que se aprendeu durante a vida.
Se Deus escreve certo por linhas tortas, porque devemos nos preocupar tanto com acentos, ortografias,gramáticas, porque ter medo de neologismos,brilhantemente criados por Guimarães Rosa,se a língua é móvel,como as mulheres,aliás é a língua,notou, e o povo é seu único dono e senhor?
Do latim castrense,falado errado nos quartéis,nasceu o português,nossa língua ,última flor do Lácio,inculta e bela ,como disse Bilac.
Eu escrevo porque preciso me aliviar; desassossegada diante de tanta coisa desagradável e triste que os meios de comunicação trazem para nós,mal desponta o sol;as injustiças me incomodam,bem como a corrupção,a violência,o preconceito,o desrespeito,a dor.Não que eu ache que possa mudar nada,mas,se conseguir mudar uma única cabeça,um único pensamento,já me considero bem paga.
Também escrevo para divertir e informar,falar dos meus pensamentos” idos e vividos” ,passar a limpo a vida,reconciliar-me comigo mesmo,tirar do fundo da memória experiências vividas nestas sete décadas de passeio por este mundo e nem sei quantas mais.



                                            LANÇAMENTO


Ser Humano, Ser Pecador

Temem-se,
Por que pecam aos olhos do Senhor?
Ser Humano
Ser Pecador
Os sete pecados
Estão transparentes
A LUXURIA cresce
Desejos carnais, lascívia
Surgem intensamente
Ser humano temeroso
Será inteligen Esconde pecados para alguns
Se para Deus é evidente
Na certeza de mais um deles
Está a AVAREZ Atire a primeira pedra
Quem não pensa em acumular riqueza.
Ser humano
Será inteligente?
Perde-se a razão
Quando vem a IRA
A vontade de vingança
Acumula totalmente
A GULA se torna pequenina
Porque vem sendo substituída
Pela VAIDADE, preocupação excessiva
Com a admiração dos outros
O ser orgulhoso e arrogante
Na SOBERBA se classifica
Será este ser inteligente?
Sabe-se que o final é o mesmo para toda gente
E a PREGUIÇA,
Quem de vez em quando não manifesta?
Mas a fama é só do baiano
Dizem ,que só não para festa
Ser humano
Sempre a pecar
Destes sete pecados
Poucos estão a se livrar.



 Mirandí Alves Pereira Oliveira nasceu na cidade
de Ibitiara, estado da Bahia, em 07 de julho
de 1973. Graduada em Secretariado Executivo
pela Universidade Católica do Salvado – UCSal
- e pós-graduada em orientação educacional
e coordenação pedagógica pela UNIFAS - Universidade Salvador.
Escreveu um pequeno conto “A Mulher de Branco” para participar
do Projeto Revelando os Brasis IV e foi selecionada, produziu um
filme com esta ficção, um curta metragem. É autora também de “O
assobio em Ibitiara”, o qual foi selecionado para fazer parte de uma
coletânea de contos livro a ser lançado pela editora CBJE. E agora,
participa desta seleção com o poema ”Ser Humano Ser Pecador “

Esta poesia faz parte da nossa nova Seleta "Os 7 Pecados Capitais",que será lançada amanhã,na Livraria LDM,Pça Castro Alves,Salvador,Bahia,a partir das 18 hs.
O livro,com excelente composição gráfica,reúne textos e poemas de novos e consagrados autores nacionais.
Pedidos para a Loja Virtual:
lojaedpimentamalagueta.com.br 
ou pelo mail:miriamdesales@gmail.com ou nas principais livrarias de Salvador

                                                                                REFLEXÃO


ATÉ JUNHO!

Um comentário:

  1. Miriam de Sales Oliveira.
    Fiz cadastro no seu ,Site para receber as promoções
    vi os belíssimos livros pulicados.
    Querida estou em fase final de um novo livro
    dessa feita farei contato contigo direto.
    A publicação do meu livro a menos de um ano
    graças < Deus <hoje entendo nada é tarde para começar.
    Minha Querida: All Print Editora foi a editora na época escolhida ,
    pois ainda não tinha conhecimento.
    Uma editora realmente bem conceituada com gente de extrema dedicação e educação no tratamento para novos autores.
    Hoje já conhecendo você muita coisa muda poderei optar por
    uma pessoa de responsabilidade divinamente empenhada
    como pude ver no site onde deixei meu cadastro.
    Num futuro não muito distante poderemos entrar em contato ,
    .
    Um Domingo de paz e luz .
    Beijos , Evanir.

    ResponderExcluir