domingo, 1 de dezembro de 2013

CADERNOS DE VIAGEM:AMAPÁ




MARCO ZERO


CADERNOS DE VIAGEM

O despertador tocou,já era hora de sentir saudades...”
                              Trecho de um poema de Pedro Sticks

Não,amiga,nunca estive no Norte.Andava meio sem norte pelo Sul,Sudeste,Nordeste,quem manda esse pais ser tão grande e meus recursos tão pequenos!Além do tempo,querida ,que me prega peças e vai se evolando como um perfume entre meus dedos pouco ágeis.Sou setentona,menina,e o corpo já não tem aquela energia,aquele élan e tudo que a gente  deveria querer  é paz e sossego.Deveria,mas,não é o meu caso.Como Ahasverus,o judeu errante ,preciso caminhar,
desbravar ,descobrir;você,que me conhece bem,sabe que tenho bicho carpinteiro no corpo,como dizia meu velho pai.


Recebi,com muito carinho e maior expectativa o convite para participar da FLAP – Festa Literária do Amapá – e,parti cheia de curiosidade e vontade de aprender.Não esperava que essa viagem me tocasse tanto,que fosse tão impactante,que me trouxesse uma visão de um novo Brasil,tão diferente do país que nasci e conheço.Foi quase um choque cultural,menina.
A primeira amapaense que conheci  em Alagoas,durante a FLIMAR,tinha nome de rainha:Carla Nobre.Alegre,brejeira e,sobretudo,talentosa.Pensei comigo:- um Estado que tem uma representante como essa ,tem que ser um Estado Maior.E,tinha o Pedrinho,o Pedro Sticks,um grande poeta.



Suspeito que,se existisse reincarnação, todos os grandes  poetas brasileiros ,certamente,reencarnaram  no Amapá;nunca vi juntos tantos bons poetas que se agregam se respeitam,se admiram mutuamente,sem egoísmos ou ciúmes bestas,cada um ajudando o outro a crescer.Sem panelinhas ou marmitas como se vê por ai.
Acho que o ser humano é o mesmo em todo lugar ,mas,o que faz a diferença por lá é a política do governo com relação á cultura e educação.Ninguém se sente desprestigiado.Todos ganham seu lugarzinho ao sol,um sol nobre,que dá vez e voz a todos.
O atracadouro

Segundo ouvi,li e pesquisei,o Governo Capibaribe está,praticamente ,reconstruíndo o Amapá.Depois de alguns governos lamentáveis,onde imperava a corrupção e o descaso,a vida vai voltando ao normal e coisas boas estão sendo feitas.Em todos os setores.Mas,o Governador pensa como eu,saúde e educação em primeiro lugar.
Terei tempo de falar de tudo que vi e participei. Em cada blog,em cada site ,levarei as boas novas.
Me  acompanhe, amiga,nesta viagem gostosa pelo rio e pela terra,visitando sua fortaleza e museus,escolas,descobrindo segredos históricos como o Curiaú,falando com o povo e ouvindo a doce voz da criançada.O Marco Zero,onde de um lado eu estava no Hemisfério Norte;do outro ,no Hemisfério Sul.
A Fortaleza de São José do Macapá


Quero compartilhar com você,amiga e com meus leitores a alegria desse conhecimento.
Estes dados foram tirados da Wikipédia,mas,pude contatar a veracidade das informações durante minha curta estadia por lá.Curioso é não haver nenhuma estrada de rodagem saindo de Macapá para os estados limítrofes,como o Pará,ou próximos,como o Amazonas.Todas as viagens são feitas pelo rio.Com essa ponte  binacional que o Governador está construindo sobre o Rio Oiapoque , e que ligará  o Amapá á Guiana Francesa ,as viagens se tornarão mais rápidas e fáceis para turistas e população.

O Rio

O que mais me chamou a atenção durante minha visita a Macapá foi a ausência de uma ostensiva pobreza que se vê nos mais ricos estados brasileiros,inclusive,o meu;não vi moradores de rua dormindo nas calçadas e marquises,nem flanelinhas,nem meninos desnutridos nos sinais,nem pedintes.
Sei que há violência,trazida principalmente pelas drogas,mas,esta é uma praga mundial.
O Marabaixo,dança típica


Alguns moradores –conversei com muitos nas ruas e lojas ,oposicionistas e governistas – falaram de um trânsito violento,mas,pelo menos lá,parece que os crimes de trânsito são punidos.Li num jornal que uma família que teve alguns de seus membros mortos e feridos num acidente provocado por um garoto de treze anos, teve que pagar todos os altos custos  médico - hospitalares  e dar ,indenizar a família sobrevivente  com $6000.00 depositados todos os meses .
É isso ai,Estado  dono de uma economia forte e bem aplicada,onde governo e justiça  funciona , tem um povo  feliz  e tranquilo.
                                Marco Zero ao por - do -sol
*Durante as semanas de Dezembro publicarei matérias sobre esta viagem ,falando de costumes,educação,cultura,passeios,amigos e impressões diversas.
Nos acompanhe nesta viagem de sonhos.

                                     RECORDAR  É VIVER

ESCOLA JOSEFA  JUCILEDE: OFICINA DO CONTO COM MIRIAM SALES


                                              ABERTURA DA FLAP





                                             "   PALAVRA",NOME DO VALE - LIVRO,NA FLAP


CARLA NOBRE,O MOTOR QUE MOVE A FESTA

MIRIAM SALES,RECITANDO NO SARAU,ONDE BRILHOU LÚCIA HELENA,DE ALAGOAS.QUASE TODO O BRASIL,AQUI.
A FORTALEZA DE SÃO JOSÉ: HISTÓRIA VIVA



                            CARLA NOBRE E MIRIAM SALES


                                                EU E MINHA COLEGA.KAKAKÁ
                     MESA SOBRE O LIVRO DIGITAL: GIAN DANTON,RÔMULO ,MIRIAM ,AUGUSTO E VÁLBER


ADILSON COSTA,NETO,PARCEIRO E COMPANHEIRO


                          ATÉ DEZEMBRO,SE DEUS QUISER





Nenhum comentário:

Postar um comentário