quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

AS "DIVAS" DE HOLLYWOOD

*As Divas de Hollywood*
Vocês já repararam que as vamps, as mulheres más do cinema,sempre despertaram mais entusiasmo e interesse dos espectadores do que as “ingênuas”? Porque será? Será por serem mais mulheres,decididas,magnificamente belas,traicoeiras,enigmaticas,impiedosas?
Reparei que as ingênuas são pouco lembradas e nunca foram cantadas em prosa e verso;pior.sempre são deixadas pelas outras,as más,as destruidoras.
Acho que é porque ninguém consegue conviver com vaquinhas de presépio, sempre a balançar a cabeça e dizer,amém.Homens,digo os verdadeiros,não “coisa macho”,gostam de ser desafiados.confrontados;daí,o sucesso das más.Elas são impiedosas.tratam os homens com desdém.Eles se põem a seus pés ,implorando uma caricia,como um “perrito callejero”,ávidos de atenção.
Sete foram as mestras, que com sua presença devastadora e frases ferinas,verdadeiras bofetadas faladas,seu desdém,sua presença fascinante,inalcançavel,sensual,sete foram as vilãs mais desejadas,odiadas raínhas do celuloide.
Pois,como estou mais para Lilith que para Eva,resolvi homenageá-las.
As homenagens nunca saem da moda.
Começarei por uma não muito bonita,no sentido grego da proporção ;Bette Davis.
Na seqüencia, Joan Crawford,vilã emérita.depois,Greta Garbo,a divina,amante da solidão.Mae West,safada e provocante,com seu rosto de garota e um corpo que fez muito homem cair do sofá;abram alas para Marlene Dietrich,a “Lili Marlene,”causou mais danos ao sexo,dito forte,que a guerra.Logo chegará Bárbara Stanwyck,a dissimulada,gata negra das noites infernais,aquela que morde e assopra;Maria Félix,tsunami mexicano,morena,linda,sensual,para quem Agustin Lara dedicou uma canção e a quem chamou “maria del alma.”
Todas elas muito más, porém, lembradas e desejadas até hoje,embora quase todas sejam cinzas e merecedoras de um epitáfio comum:te amarei muito mais depois de morta”,versos magistrais de Elizabeth Barrett Browing.
Todas elas estarão aqui uma vez por semana, no meu cantinho,para quem quiser matar saudades.Prometo champanhe e,para os saudosistas caso perdido,cicuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário