segunda-feira, 26 de julho de 2010

AS AVÓS



Falam por aí que avó é mãe com açucar ; concordo.

Tem coisa mais gostosa que colo de avó? Quem teve o privilegio de conviver de perto com elas,receber seus carinho,aprender seus ensinamentos,ouvir historias- no meu tempo as avós tinham tempo de contar historias- sentadas nas suas cadeirinhas de balanço,um coque no alto da cabeça,seu corpo volumoso aconchegado no espaldar alto,o tricô nas mãos.

Ah!,digam o que disserem ,os tempos mudaram,mas,para mim,avó tem que ser gorda.tem que ter uma fisionomia terna e gentil e uns olhos doces e sábios,olhos que muito viram e com muitos “causos” prá contar.

Uma boa vovó tem que saber fazer doce de leite , daqueles amarelinhos,de calda grossa,cujo gosto nunca sai da nossa memória.

Tantas historias ouvi da minha avó materna,nos finais de tarde,sentados,eu e os outros,debaixo do jasmineiro,ao pôr do sol...e sempre terminavam assim:

-”entrou por uma porta,saiu pela outra,peça ao rei,meu senhor,que eu te conto outra”;

Hoje , como uma vovó “moderninha”,preocupada com a balança e completamente ignorante em matéria de doçaria,seja de leite ou goiaba,fico pensando como seria bom se o tempo não parasse e as crianças ainda tivessem o direito de ter avós,como a minha.

Muitas vezes me pego cismando sobre meus netos e seu futuro; eu os vejo alegres, cheios de um entusiasmo juvenil,fazendo planos,escolhendo profissão,bambas no pc e nos games,-quem quer mais ouvir estórias de Branca de Neve e Lobo Mau!?-e fico idealizando todos adultos , profissionais sérios,porque foram criados para serem assim,e,imagino,na formatura dos mais novinhos não estarei mais presente para comprar o anel e festejar a vitoria.

Sei que nem os 15 anos da minha bisneta verei; pelo menos com os olhos do corpo.

Vejam a avó que criou Obama: morreu um dia antes do neto ser eleito presidente!

Não , não estou melancólica nem me queixando de nada.É o ciclo da vida seguindo seu curso.

Mas, eu sei que durante muitos anos o meu sangue, que circula nas veias dos 13,mais, Natalia,a bisneta,estará presente neste mundo;é a ressurreição da carne,a corda de areia que liga uma geração á outra,a escada de Jacó,que liga o futuro ao passado.

E ,eu vou estar presente,em cada um deles,durante muito,muito tempo.

IMG:Minha avó,minha mãe s suas duas netas,minhas filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário