domingo, 17 de julho de 2011

PENTIMENTOS



Observando meu velho cachorrinho ora com 18 anos fico pensando se a sabedoria não foi um grande mal para os homens.
Em algum momento da nossa evolução provavelmente tivemos algum desarranjo no cérebro que nos levou a pensar  e isso fez toda a diferença.
O pitecanthropus erectus vivia  tranqüilo como todos os animais da sua espécie até  que se deu esse terrível acidente que mudou a humanidade para sempre.
Começamos a pensar e  portanto a questionar,a decidir por nós mesmos,a criar divergências e a procurar nosso próprio sustento.
Não creio que esse fato ocorresse pelo simples degustar de uma  maçã,fruta  excelente,mas,sem gosto,não é como uma manga rosa por exemplo.
E, aliás,se o bom deus quisesse que o homem se resguardasse para que colocaria duas tentações de uma vez  perto do coitado,a mulher e a maçã,ambas deliciosas e provocativas para alguns...
Mas, voltando a Billie,meu cachorro;apesar de alquebrado pela idade  ele não parece se preocupar com a morte e talvez, nem saiba o que é isso; viveu sua vida,saltou nos parques,nadou nas águas tranqüilas da Boa Viagem,comeu sua ração e não desgruda de mim nem um segundo.
_Você lhe transmite confiança,diz meu marido.Para ele ,devo ser uma espécie de deus que  provém todo o conforto da sua existência.
Mas, ele não reza prá mim,nada me suplica,apenas me olha com seu olhar doce como só os cachorros  sabem ter e se deixa ficar sempre ao meu lado,minha sombra e meu encanto.
Verifico vida parecida nas abelhas que já nascem programadas para voar,produzir mel e cera e picar quem invada seu espaço;ou as aves que voam e pousam sem radares,computadores,campos de pouso ou acidentes aéreos;ou os lírios dos campos que não tecem nem fiam e exorbitam a beleza das vestes de Salomão...
Nenhum deles precisa da sabedoria ensinada nas escolas,nem de mestrado ou doutorado,nem de escrever bobagens e passar para a posteridade como um grande pensador.
Quando alguém me visita e o afaga Billie não pergunta se é católico, evangélico ou  espírita ,nem se acredita na vida eterna.Não se preocupa se é hétero ou gay;se escreve certo por linhas tortas como um deus ou se escreve torto como quer o MEC ou, ao menos ,se sabe escrever.
O que ele quer é atenção e carinho, como, aliás,todos nós.
Só que graças á nossa inteligência (!) desenvolvida complicamos tudo; discriminamos,exigimos, corrompemos, especulamos, não falamos com os feios, ou seja,aqueles cujas idéias não batem com a nossa.
Esquecemos de respeitar nossos semelhantes e esse fato foi o que de pior podia nos acontecer...


8 comentários:

  1. Estou aqui tb............. Obrigada por seguir meu Blog !


    Beijo

    ResponderExcluir
  2. É na simplicidade que moram os valores humanos.
    Uma boa tarde. Abraços. Edna.

    ResponderExcluir
  3. Os animais são puros, nós não, eles realmente amam ou odeiam e pronto, amigo é amigo, inimigo é inimigo, o ser humano é hipócrita,
    os animais ninguém ensinou mas eles sabem amar sem preconceitos, sem discriminação sem radicalizar e nunca têm orgulho, o ser humano a quem o Pai deu tudo, aprendeu tudo errado,pena pois a quem mais se deu mais será pedido, e o que o Pai queria não era religião nenhuma era só uma grande corrente
    chamada AMOR, amei deu texto parabéns , os humanos a muito perderam o direito de assim serem chamados, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  4. Pois é o q/ penso,Edna.
    Esse texto polêmico veio a propósito,pois,embora eu cultive a sabedoria penso q/ os valores mais simples descomplicam a vida. bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga Lucconi vc tem essa capacidade de entender as coisas ,valorizar o imprescindível,mas,poucos são assim.
    Um grande beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  6. Miriam querida!
    Infelizmente, tenho que concordar com a amiga Luconi. Penso bem assim, amiga!
    Minha paixão, você está me mimando demais. Vou ficar mal acostumada. Adorei saber o significado do meu nome na lateral.
    Obrigada pelo carinho. Você é o máximo, amiga!
    Beijoooooo!

    ResponderExcluir
  7. MIRIAM,que grande texto,amiga!Os animais não discriminam como nós,seres humanos!Ás vezes tb me pergunto quem é o mais evoluido!...rss...bjs e boa semana!

    ResponderExcluir