terça-feira, 21 de março de 2017

A BELA E A FERA,O MELHOR DO CINEMA



CINEMA

A BELA E A FERA





MEUS MOMENTOS

                         A BELA E A FERA

A Disney está vivendo seu melhor momento. E eu ,também,vivi ,neste  Sábado. Depois de ler os jornais e me horrorizar com as notícias ,decidi ir ao cinema para espairecer.E foi ai que assisti  “A Bela e a Fera”.E  me deliciei!E ,como não sou egoísta ,lhe convido para também viver essa experiência.Assisti em 3D na sala DeLuxe do Barra que prefiro sempre pelo conforto e comodidade.
Os figurinos luxuosos,a movimentação cênica, a excelente performance dos atores,os truques digitais ,a música tudo nos leva de volta a um mundo de sonhos que só a nossa infância nos traria.
Mas,as mensagens subliminares transformam o filme  num recado todo particular aos cinéfilos que lá estiveram.
Primeiro a arrogância do  príncipe e a punição que recebeu da bruxa ; transformado em fera só voltaria ao seu castelo  e á vida real quando se tornasse humano e desse valor ao amor,o maior de todos os sentimentos.E,com ele punidos foram todos os cortesãos e serviçais.E o castelo virou só frieza e desolação.
Depois,já na aldeia em que vivia  Bela entre seu pai e seus livros ,uns poucos que ela tomava de empréstimo ao professor da aldeia,nota-se a discriminação á mulher,principalmente á mulher culta que  não se conforma com a vida estreita que a aldeia oferece e sonha com muito mais.
Pulamos  para o bonitão da aldeia,” um fura – bolos” metido a gente que queria casar-se com a Bela e como certo presidente achava que a mulher servia para parir e cuidar da casa.
O tempo passa e a bruxa ,invisível ,mexe os pauzinhos; conduz o pai de Bela aos caminhos íngremes do castelo,ele é descoberto e preso pela fera,o príncipe com aparência atroz ,até que Bela ,estranhando a ausência sai á sua procura e entra no castelo.
E  começa,sutilmente ,a desenrolar-se o romance. O amor vai nascendo, devagar,imperceptível até chegar ao seu clímax.Que não vou contar para não tirar o gosto de vocês.
E vem a outra lição,nunca se deve julgar as pessoas pela aparência,humilhar alguém,afastá-lo do convívio social por ser “diferente”.
Mas,na verdade ,na apoteose final ,quando tudo se ilumina,as pessoas voltam a dançar ,as luzes se acendem ,sabem o que o filme me lembrou?O fascismo e todo o mal que ele nos trás, a  subtração da liberdade,o medo, a preponderância dos valentões ,a supremacia do ódio sobre o amor, a desolação e a falta de vontade de viver.
Quando tudo termina e a luz volta a brilhar e a alegria circula  vem-me á lembrança a letra da música do Chico:
-Apesar de você amanhã há de ser outro dia...
Eu,você,o Brasil precisamos disso.!

Vá ao cinema,curta ,leve seus netos,seus filhos pequenos  e aquela irmã chata e depressiva.O filme fará bem a todos.



                                                MENSAGEM DO DIA



                                                          LI❤ROS DE MIRIAM DE SALE💁
























Caricatura da escritora ,trabalho de Paulo  Maroja.











2 comentários: