quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MORTE.




“Assim como um dia bem aproveitado proporciona um sono reparador, uma vida bem vivida proporcionará , sem dúvida,uma boa morte.”

Todos nós sabemos que, como dizia o versinho da minha infância, a morte é feia,dela ninguém escapa,nem o rei,nem o bispo ,nem o papa.

O certo é que ninguém sai dela vivo.

Sempre considerei a maneira cristã de enfrentar a morte terrivelmente traumática, extremamente singular e contraditória para pessoas que crêem na vida eterna.

Os lamentos, as dores,os rituais cruéis do enterro cristão,nunca foram entendidos por mim.

As pessoas cobrem-se de preto (pelo menos, era assim quando eu era criança),choram desesperadas,ficam uma noite inteira velando e reverenciando um corpo morto ,coberto de velas , flores e lágrimas,numa homenagem que,sinceramente,para mim não faz sentido.

Reverenciar uma matéria em vias de decomposição?

O espírito que animava aquela vida já partiu para os paramos celestes como acreditam os religiosos ou simplesmente voltou a se incorporar na energia do Universo, como eu creio.

A lembrança, a eterna lembrança nunca desaparecerá da mente das pessoas que amaram e conviveram com aquele que partiu, cujos genes,feições e crenças permanecerão eternamente na geração futura,cria sua.

Seus feitos serão cantados e recordados, seja pelos seus parentes ou por toda a humanidade.

Sempre encarei a vida como um ciclo; as pessoas nascem,crescem,procriam e morrem. Cumpriram sua finalidade na lei da evolução. Fizeram sua parte.

Uns se mudam cedo demais, como botões de rosas que nunca desabrocharam; outros,cumprem perfeitamente o ciclo evolutivo e quando chega o dia da partida,se tiveram uma vida produtiva e feliz,esta grande viagem não deve pesar no seu espírito.Cedo descobriram que o bom não é simplesmente viver,é viver bem.

Por isso , o homem sábio viverá o tempo necessário,não o quanto puder.O que importa é a qualidade da vida não sua duração,dizia Sêneca.

Sou favorável à eutanásia para doentes terminais. Antes morrer que sofrer, acabar aos poucos,sentir a vida se afastando gota a gota,apodrecendo em vida,apenas para obedecer a princípios religiosos que,muitas vezes,não são os seus.

Por outro lado, sou contra o suicídio que considero uma fraqueza; embora sejamos donos da nossa vida e do nosso corpo, devemos compreender que as situações mudam e que o desespero de hoje pode conduzir à vitória do amanhã.

Acho que não devemos temer a morte e, sim,estar mos preparado para a sua chegada.

Assim como uma longa vida não a torna uma vida melhor, a morte se torna uma morte pior se for mais demorada.

Muitas pessoas desmoronam diante da morte de uma pessoa querida, incluindo a terrível dor sem nome que é a morte de um filho.

Acho que,passado o impacto que nos atordoa,devemos agradecer o fato de

que o tivemos entre nós e não arrancarmos os cabelos porque o perdemos.

A dor costuma ser ingrata. Desconhecemos o benefício daquela presença entre nós e não compreendemos que não éramos donos daquela pessoa, portanto não poderíamos retê-la para sempre.

Eu acredito que as pessoas que amamos permanecem conosco no sacrário do nosso coração.

O prazer daquela presença permanecerá conosco enquanto vivermos.

Pensemos na brevidade da vida. Todos os homens se dirigem desde que nasceram , para o mesmo lugar,os que foram antes apenas nos precederam.

Se pensarmos assim, obedecendo às leis naturais,creio que sofreremos menos.

A vida é breve e é vã: vamos aproveitá-la,enquanto pudermos.

COM A PALAVRA,O LEITOR


CARPEM DIE POETISA...SIM VAMOS VIVER CADA DIA COMO SE FOSSE O ULTÍMO...COMO UNICO QUE É...LINDO E REFLEXIVO TEXTO, OBRIGADO POR COM PARTILHA-LO...EU QUANDO ERA CRIAQNÇA OUVI DE UM INDIO "HOJE É UM DIA TÃO BOM PARA SE MORRER COMO QUALQUER OUTRO", ASSIM IMEDIATAMENTE PERDI O MEDO DA MORTE E VIVO EM PAZ...BJSSS POETICOS

Andriz Petson,poeta e músico baiano


3 comentários:

  1. A morte é certa, então devemos de cada dia fazer dele o melhor.Favoravel a Eutanasia a doação de orgãos e cremação, não gosto de visitar sepulturas.Amo muito em vida e não acho interessante esta importunação dos que morreram.Já sofri com medo de defunto, por causa daquela coisa de curti o falecido em casa numa cama etc e tal.Para perder o medo meu pai, veja só, mandou que eu beijasse o pé do meu padrinho que havia morrido e rezar tres Ave Marias e um Pai Nosso, o medo que tinha era tanto que atendi. Não sei como mas o medo perdi.Um abraço Miriam bela reflexão sobre este assunto, que nao deveria causar tanto mal estar. Morrer é parecido com viver em outra situação. Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Toninho,cada vez q/ vc me visita eu ganho mais um dia de vida;pois,os amigos afastam a morte.
    Espero q/ vc aproveite bem esses dias de Mmo p/repousar ou brincar.Faz parte. bjks

    ResponderExcluir
  3. Querido poeta e rei do trumpete.
    Enquanto vivos ,vamos cantar a vida.Depois de partirmos,q/ alguém cante nossos feitos. bjks

    ResponderExcluir