segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MÃE HILDA JITOLU

“Todas as histórias terminam em morte e não há um contador de histórias verdadeiro que possa impedi-lo de passar por essa experiência.”
(Hemingway)
O Povo de Santo está de luto.
Mãe Hilda Jitolu ,yalorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu, partiu para a Terra dos Orixás e virou “encantada”,pois pessoas como essa avó negra de 86 anos,não morrem:ficam encantadas.
Mãe Hilda tinha tudo para não dar certo;mulher,negra,pobre,nascida e criada na Bahia dos anos 30,orgulhosa e racista,conseguiu superar todos os obstáculos e manter intata a cultura negra que recebeu de seus ancestrais gêge-nagô,através da oralidade e dos costumes e tradições de uma raça tão perseguida e desrespeitada.
No bairro da Liberdade,o maior bairro negro da América Latina,mais precisamente no Curuzú, Mãe Hilda ,esta filha de Omulú,o orixá das curas,fincou seu terreiro onde ensinava a cultura africana,com seus deuses belos e musicais e não deixava morrer as tradições que sempre sustentaram a raça negra através dos tempos de sofrimento e escravidão.
Num terreiro não se cultuam apenas os santos negros,também se ensina paciência,solidariedade,irmandade,amor,respeito aos idosos,coragem e,sobretudo,honra.
Mulheres negras que tinham que trabalhar,deixavam seus filhos aos cuidados de Hilda dos Santos,Hilda de Todos os Santos,para “dar banca”,como se chama em Salvador o reforço escolar.
Em breve,eram tantas crianças que Hilda pediu ao então secretário de Educação,Professor Edivaldo Boaventura,umas carteiras e mesinhas,mesmo quebradas para que ela acomodasse seus alunos.
Assim nasceu a Escola Mãe Hilda,que educa,forma e alimenta cerca de 320 crianças carentes,contando com a ajuda da Prefeitura.
Mãe Hilda Jitolu é a mãe de Vovô ,criador do Ilê Aiyê,o mais belo bloco negro de Salvador,que encanta baianos e turistas durante o carnaval,com seu ritmo,cores e beleza.
Ela partiu,mas,sua obra social,fica e seu jeito modesto e sóbrio estará sempre presente entre os baianos.
Mãe Hilda
Mãe Preta do Brasil
Sabe acalentar
Sabe aconselhar
Sabe qual é a comida dos orixás
Cuida de tudo com carinho
Cuida da fé
Cuida da religião
Cuida do negro
Para que seja
Um bom cidadão.
(trecho de uma canção em sua homenagem composta pelas crianças do Curuzú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário