domingo, 4 de outubro de 2009

Entrevista à escritora Maria Olimpia

ENTREVISTA

Qual a sua idéia de felicidade completa?
Estar em paz comigo mesma.
Com que figura histórica mais se identifica?
Sir Thomas Morus,que perdeu a cabeça(literalmente)durante o reinado de Henrique Tudor;algumas vezes perco a minha(subjetivamente).
Qual a pessoa que mais admira?
Puxa,essa é de lascar! minhas filhas,Lilian e Consuelo,pela força de caráter e pela luta leal para conseguir seus objetivos.
Quais são suas características mais marcantes?
Elogio de boca própria é vitupério, dizia minha avó;não sou boa nisso.Sou generosa,verdadeira,otimista ao extremo,estudiosa,amiga dos meus amigos,e tolerante com meus inimigos(coitados,não sabem o que estão perdendo);com essa resposta você percebe que minha auto-estima é alta....minha característica mais deplorável:pavio curto;não hospedo desaforo.Impaciência, precipitação. Sou sagitariana, portanto irônica e irreverente.

O que você mais deplora nos outros?
A mentira,mãe de todos os crimes e suas crias:a hipocrisia e a traição.

Qual a sua maior extravagância?comprar livros;por eles,comprometo meu orçamento.

Qual a sua viagem predileta.?
De carro. parando onde quero,interagindo com a comunidade,perguntando ,ouvindo e aprendendo.Muitas das minhas crônicas têm essa origem,por isso ,às vezes,não dá para citar fontes;minhas fontes são anônimas.
O que lamenta não ter feito?
Nada,fiz tudo o que desejei;sou uma contraventora nata,no meu túmulo,a inscrição será:”eu não me arrependo de nada”!Já é um aviso antecipado para as potestades celestes.
Qual o maior amor da sua vida?
Meu pai. todos os homens que escolhi tinham alguma coisa dele
.Onde e quando foi mais feliz?
Posso arriscar , momentos muito felizes:minha primeira viagem de navio,a primeira vez que fui á Lisboa (Portugal é minha paixão),o nascimento da minha bisneta;mas,todo dia,tenho pequenas felicidades,como uma crônica bem escrita,p/exemplo;a felicidade é composta de pequenas partículas,que juntas formam o todo.
Qual a sua maior realização?
Meus seis filhos,treze netos e uma bisneta;eles são a corda de areia que vai me ligar ao amanhã.
Se pudesse voltar á vida como outra pessoa, quem seria?
Nunca pensei nisto.
Qual é sua ocupação favorita?
Ler;lendo,não me sinto só e “converso” com os escritores.meus livros são todos rabiscados; escrever,minha segunda paixão.Ando com uma agendinha e,no carro,no shopping,na praia,no meio da madrugada,anoto temas que me vêm á cabeça.
Qual a qualidade que mais admira num homem ou na mulher?
Vale para ambos:honestidade e firmeza de caráter;
O que você mais valoriza nos amigos?
A sinceridade.
Quais são os seus escritores favoritos?
Ih,isto iria parecer a lista de Schindler;mas,vamos lá:Balzac,Gabriel Garcia Marques,Thomas Mann,Eça de Queirós,Machado de Assis,Guimarães Rosa, Saramago.,Fernando Pessoaparo por aqui,por falta de espaço.
Qual o seu maior herói na vida real?
Nunca cultivei heróis, nem na adolescência.
Como gostaria de morrer?
Viva.
Qual o seu lema?
“Levante todos aqueles que estiverem caídos ao seu redor; você não sabe onde seus pés tropeçarão. (Emmanuel);
Pronto, aí está ,meu confiteor.
Eu sou assim e estou velha demais para mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário