sábado, 24 de outubro de 2009

TÃO BOM SER NINGUÉM...


TÃO BOM SER NINGUÉM...
Uma mulher queixava-se da sua vida inútil; nunca fizera nada de importante, tinha passado a mocidade cuidando dos filhos,da casa do marido.Nunca teve opinião.Não fedia,nem cheirava.
Passava abaixo e acima pela rua, ia ao mercado,as pessoas a cumprimentavam,gentilmente,mas,ela sentia que não a viam como pessoa,enxergavam-na,sem ver.
Foi então que ela ouviu essa estória; e se tranqüilizou:
Um madereiro chamado Johnny Saw,quando foi trabalhar ,passou por um campo onde havia um velho altar celta.Ao lado dele,um poderoso e vetusto carvalho.
Seu filho parou e observou a árvore, admirado.
O pai falou:
-Tão forte, tão bela ,tão grande e tão inútil.Se eu fizesse um barco com essa madeira,logo ele apodreceria.Se ferramentas fossem feitas com o seu tronco,quebrariam com facilidade.
Como não serve para nada, ficou assim, centenária.
Mas,nessa mesma noite,enquanto descansava na hospedaria,o velho carvalho lhe visitou,num sonho e lhe disse,com uma voz rouca e antiga:
-Como você pode me comparar com as árvores cultivadas como a videira,a pereira,a macieira?
Antes mesmo de seus frutos ficarem maduros,são atacadas com violência pelas pessoas que lhes quebram os galhos,atiram-lhes pedras e arrancam os frutos ainda verdes.
Todos os benefícios que trazem ao homem só lhe trazem mal e impede as plantinhas de ter uma vida longa e ainda mais produtiva. Acontece assim com todas!
Você acha,seu tolo,que se eu tivesse alguma serventia teria chegado aos cem anos?
Além disso,você e eu somos ambos criaturas;de espécies diferentes,mas,criaturas.Então,como uma criatura pode julgar outra?
Mortal tolo e inconseqüente como você pode ajuizar a inutilidade das árvores?
Johnny Saw,o madereiro,acordou e começou a meditar sobre o sonho.Mais tarde,quando o filho tornou a lhe perguntar porque só havia aquela árvore protegendo o altar,respondeu:
-Não vamos falar mais nisso.A árvore nasceu aqui de propósito porque em qualquer outro local seria maltratada.Se não fosse essa árvore a proteger o pequeno altar,ele,certamente já seria violado.
O homem,apesar de rústico ,entendeu bem o sonho.
Descobriu que a maior função do homem é realizar seu desejo e que somos úteis,muitas vezes,sem perceber,apenas dando segurança e apoio para que grandes coisas se realizem.Somos apenas pequenas árvores invisíveis que protegemos deuses ou idéias,que sem o nosso trabalho anônimo e às vezes árduo,jamais durariam muito tempo ou se concretizassem algum dia.
Obs:saw,em inglês,serra,serrote.Dei-lhe esse nome para ficar mais sugestivo.(Nota do Autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário