terça-feira, 6 de outubro de 2009

CINEMA:SALVE GERAL!

SALVE GERAL!
Para nós,assustador!
Para os críticos, não há como salvá-lo!
Para todos,polêmico!
Quem está na berlinda é o “Salve Geral”,filme brasileiro que trata com crueza a rebelião que houve em 2006,na cidade de São Paulo,a mando do crime organizado.
O diretor Sergio Rezende,pretende ver esse triste acontecimento sobre a ótica dos bandidos,que considera um grupo de desfavorecidos e esquecidos pela sociedade.
O diálogo, em alguns casos é duvidoso e forçado;por mais que uma mulher de classe média carente de amor,queira ficar o resto da vida numa prisão para estar ao lado do amado,me parece,no mínimo ,patético!
Não que o filme seja mal feito,não é.Tem uma boa seqüencia de cenas,movimentação,ótima fotografia,e atores corretos.
Mostra bandidos cruéis,que não se importam com a vida de inocentes ,indiferentes a todo sofrimento que causam à população desassistida,como eles ,também, se queixam de ser.
Ordens de “execução”saem dos presídios e são imediatamente postas em prática pelos colaboradores do PCC,quase sempre braços armados do tráfico, em liberdade e advogados de porta de cadeia,que transportam drogas e celulares para dentro dos complexos,atendendo às ordens dos seus clientes.
A população? Ah,a população que se dane!
A trama se desenvolve a partir da prisão do filho único da Lucia (Andrea Beltrão)por ter assassinado uma moça durante um racha e os esforços da mãe para tirá-lo da cadeia.
Para isso,por ingenuidade,envolve-se com gente muito perigosa como a Ruiva(Denise Weinberg ),advogada do PCC que a usa para serviços sórdidos. Claro que a conta lhe será apresentada,um dia.
O filme vai concorrer ao Oscar de produção estrangeira;vamos mostrar ao mundo nosso despreparo ao lidar com o crime organizado,nossos policiais boçais,os “acordos” das nossas autoridades com os chefões do crime,sagazes e poderosos.
Haja coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário