terça-feira, 11 de maio de 2010

EU NÃO TENHO TEMPO...



Confesso: -Eu gastei ,sem conta ,tanto tempo que agora me perco no tempo;como posso dar contas do tempo que gastei sem conta!?
Esqueça amigos,colegas de trabalho,comentários enviados e não respondidos,manhãs na praia,tarde no cinema.
Visitar os amigos nas suas casas virtuais, blogs, sites –utopia!
Todas as coisas divertidas da vida jogadas no porão;quem sabe,um dia...
Estamos ocupados todo o tempo ,que às vezes cortar o cabelo,fazer as unhas,torna-se uma antipática luta com o relógio.
Comigo ocorre estar fazendo uma coisa e já pensando noutra;quantas panelas queimadas,quantos retrocessos na caminhada,apenas para buscar uma conta esquecida em cima da mesa –justo a que eu sai só prá pagar!
Outro dia parei para pensar ;o que uma pessoa com uma agenda lotada pode fazer para ganhar tempo,resolver tudo sem estresse,viver melhor!?
Afinal, o dia tem 24 horas ,porque não consigo distribuí-las melhor?
Jurei que ia gerenciar melhor o meu dia.
Acordo cedo.A primeira coisa que faço após o café da manhã é sentar no computador;com a mente limpa ,os pensamentos fluem melhor,escrevo mais rápido ,as palavras , como que deslizam,o silencio da manhã,ajuda.
Mesmo tendo uma “secretária,” quem escapa das tediosas tarefas domésticas? Um trabalho tantálico,pouco rentável – o que se limpa agora estará sujo e empoeirado daqui a pouco- desgastante e,de certa maneira, inútil.
Eu terceirizo lavadeira, e muitas vezes compro comida pronta ou semi.As tarefas de passar aspirador,lavar banheiros e escadas fica com a faxineira.
Ao organizar minha agenda ,priorizo as coisas mais importantes e o que é imprescindível ,mas,pode esperar,fica para depois.
Aprendi também ,a delegar poderes,colocando meu neto para postar os textos que escolhi e as imagens que selecionei;ele ,também ,seleciona os e-mails mais importantes e exorciza os spams.
Checo os e-mails ,pela manhã após escrever, à tarde,antes de sair e à noite,um pouco antes de me deitar.
É muito importante responder às mensagens , convites (mesmo que não possa comparecer) e ter uma resposta carinhosa para todos,personalizada para cada um.
Na medida do possível ,tiro os fins de semana para meu marido, filhos e netos.
Para isso, na noite de sexta, fico até tarde no PC,escrevendo textos que postarei no fim de semana ou enviarei para os dois jornais que escrevo, ambos virtuais.
Aos domingos ,respondo comentários e e-mails vindos dos 6 sites e 3 blogs que escrevo.
É a sagrada hora do bate-papo com os amigos que ,nunca vi,mas ,sempre amei.
Inegociável ,para mim ,é a hora de comer,período de calma e curtição,seja em casa ou nos restaurantes.Aproveito para relaxar e saborear os pratos que mais gosto,sentada à mesa,como gente civilizada,como diria meu pai.
Estou pensando em comprar um gravador para ditar idéias excelentes que tenho quando estou no trânsito. Escutar áudio-livros,pode ajudar ,mas,eu gosto mesmo é do livro de papel.
Escrever é um ato solitário ,quase uma masturbação mental ,por isso ,o tempo de imaginar um livro e passar as idéias para o papel ,deve ser sagrado.
Acabei de escrever um romance curto e agora estou partindo para um livro maior,que vai ocupar um bocado o meu tempo.
Sei que os blogs e sites vão ficar de quarentena , por uns tempos.
Com o lançamento do “Bahia de Outrora”, um dos meus melhores livros ,digo sem falsa modéstia , e o que escrevi com o coração,o trabalho redobrará.
Preciso divulgá-lo nas escolas e universidades,fazer lançamentos em outras capitais, realizar palestras em diversas comunidades, visitar bibliotecas.,participar de debates.
Se o escritor não promove seu livro não tem chances e merece o ostracismo.
Ainda vale achar tempo para as reuniões e visitar empresários que possam contribuir para alavancar nossa cultura;sem o mecenato, Miguelângelo jamais pintaria a Sistina, nem Goya, a Maja Desnuda.
Ainda me sobra um tempinho para o cinema e a praia.
E,assim,vamos driblando o Tempo,senhor da nossa vida.
IMG:Busca Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário