terça-feira, 25 de maio de 2010

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A MINAS


                  Escritoras Miriam de Sales e Ivone Alves Sol estarão na Arena Jovem da Bienal
Nesta foto com o Ministro Juca Ferreira e a deputada Alice Portugal,grandes incentivadores da cultura,no pais.




Além do escritor Ruy Espinheira Filho, que no próximo sábado, dia 22 de maio, às 19h30, estará no Café Literário da Bienal do Livro de Minas 2010, a escrita feminina da Bahia também estará presente na programação oficial do evento. As escritoras Miriam de Sales e Ivone Alves Dantas foram convidadas para participar da Arena Jovem da Bienal, espaço dedicado ao debate de temas variados e maior interação com os jovens.



No dia 22/05, sábado, às 14h, Miriam de Sales fará leitura de seus contos e falará sobre seu processo criativo e suas inspirações. Já Ivone Alves Sol declamará poesias suas, além de debater sobre a linguagem poética, no último dia da Bienal, dia 23/05, domingo, às 14h.



Aos 67 anos, Miriam Sales é uma ativista em defesa do livro e da literatura baiana. Ela é autora dos livros Contos e Causos, Maktub e Bahia de Outrora, além de centenas de crônicas publicadas na internet, em três blogs  e seis sites que a autora mantém com atualizações diárias. “Gosto de escrever causos sobre a Bahia antiga e contos sobre o dia-a-dia, minhas observações do mundo. Sempre com muito humor, que é marca da minha escrita”, diz a autora. Internauta ávida, a escritora possui perfil no  Facebook e Twitter, onde dialoga com seus leitores de vários países. Os blogs de Miriam de Sales são: http://www.contosecausos24x7.blogspot.com/,
http://www.mirokcaconversafiada.blogspot.com/
e http://www.wwwfiatluxblogspotcom.blogspot.com/,
Nesse último há a seção Diário de Bordo onde a escritora relata uma viagem que fez ao redor do mundo, em um navio, por um ano.



A poeta Ivone Alves Sol promete um bate papo descontraído com o público da Arena Jovem. “Vou declamar algumas poesias minhas e conversar sobre inspiração e construção do texto poético”, destaca a autora, que trouxe à Bienal a coletânea Dia das Mães, que reúne oito poesias dela, além de versos de poetas baianos. A escritora já integrou outras duas coletâneas literárias. SOLvendo sentidos é o título do primeiro livro individual da poeta, com previsão de lançamento em agosto deste ano. “Minhas poesias são introspectivas e questionam o ser”, explica Sol. Para ler alguns dos mais de 800 textos de Ivone Alves Sol, acesse: http://tinyurl.com/33w2jgt.



A participação baiana no evento literário mineiro é fruto de uma parceria entre a Câmara Bahiana do Livro (CBaL) e o Governo do Estado, através das secretarias de Cultura (Secult) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). O stand próprio da Bahia no evento literário mineiro possui mais de três mil livros, entre cordéis, poesia, quadrinhos, contos, romances, livros de arte, patrimônio, religião, entre outros temas. São obras de autores consagrados e de nomes contemporâneos. Além de Miriam de Sales, Ivone Alves Sol e Ruy Espinheira, a literatura da Bahia está representada na Bienal pelos escritores: Clara Maciel, Hugo Homem e Nilson Schommer.
*Dados da Fundação Cultural do Estado da Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário