segunda-feira, 10 de maio de 2010

À MINHA MODA...





Não sou dessas consumistas intrépidas que saem dos shoppings com um ar vitorioso no rosto e as mãos cheias de sacolas.
Na verdade , só compro o que necessito e quase sempre ,com preguiça e um certo temor de usar cartões de crédito,essa bomba nuclear de bolso que o capitalismo inventou para tirar o sono e o sossego de seus possuidores.
Inventar necessidades ,essa é a essência do consumo.E,as pessoas se deixam levar por ela e acabam sem dinheiro,sem crédito e sem o diabinho de plástico enfeitando as carteiras.
Odeio experimentar roupas; acho aquelas cabines um horror e seus inúmeros espelhos sempre me deixam mais gorda o que inibe o meu desejo de compras. A luz fria,quase cadavérica me deixa feia e inibida. O pânico daquelas cortinas se abrirem e me deixarem em trajes menores diante de todo o mundo ,me deixa ainda mais nervosa.Dai,saio correndo daquela caverna de Ali Babá.
Odeio aquelas vendedoras melífluas, dolorosamente falsas,que tentam me fazer comprar o que não me assenta,empurrando goela abaixo suas nada sábias idéias sobre moda.
Também , a moda não está nenhuma maravilha. Os costureiros parecem ter raiva das mulheres ,as legítimas,aquelas que brotaram assim da Natureza e querem nos travestir de travestis.
Vejo verdadeiras catástrofes passeando nos corredores dos shoppings e mulheres que as exibem com satisfação de quem veste um Dior.
Saias curtíssimas e justíssimas ,blusas enormes,mangas que lembram morcegos,cores dolorosas e misturas ,deprimentes.Babados exagerados ,usados por mulheres de seios amplos,garotas adiposas levando blusas muito justas e curtas,a barriga,sobressaindo desavergonhadamente.E lá vão elas ,achando que estão por cima da carne seca!
Os balonês,então;me pergunto se ,alguma mulher fica bem dentro daquela coisa.Parecem repolhos nas gôndolas.
Para não andar pelada e com a polícia na minha cola ,escolho alguma peça (sempre que combine com as que já tenho),embrulho, pago e corro prá casa.Lá,experimento e o meu espelho,espelho meu ,sempre me sussurra que não existe ninguém mais bela do que eu.
Não acredito, mas ,não desgosto de ouvir.
Outra coisa que não entendo bem é o fetiche por bolsas e sapatos. Imelda Marcos tinha milhares , mas,era o erário das Filipinas que pagava.
Ela só tinha dois pés como toda a gente e – duvido –que tenha calçado todos que comprou.
Não aposto muito na bolsa; tenho uma preta,uma marrom e uma branca.Não muito grandes nem muito pequenas.Tem que caber agenda,uma pequena nécessaire,carteira,bolsinha de moedas,canetas,cantinho para celular ,(que invariavelmente perco dentro dela ,enquanto ele toca desesperadamente, justo quando desço a escada rolante e fico sem saber se me seguro ou se o procuro ,enquanto todos me olham.)Um lugarzinho para o chaveiro é fundamental;e tem que ser achado facilmente.
Sapatos, eu os quero bonitos,diferentes.Detesto tênis.Sapatos ortopédicos – me poupe – nem quando tiver noventa anos.
Altos demais, nem pensar;só num teatro ou casamento.
Rasteirinhas ,adoro,para desespero do meu neto que sempre quer me ver de salto sete.
Agora , meias são minha paixão;longas,rendadas,negras,sensuais,fazem toda a diferença.
No Rio ,eu as comprava na Jogê,nem sei se ainda existe!
Roupas ,gosto do clássico, mas ,não descarto os indianos, tão confortáveis.Adoooro as roupas de rendas e filés, do Nordeste.
E,decotes.Não tipo pin – up,principalmente,na minha idade.
Dia de ir às compras , não existe;sei do que necessito comprar e,se nas minhas andanças,encontro o que quero, compro.
Detesto liquidações ,onde só o freguês sai liquidado.Quando me dizem:
-Esta saia custava $100 agora está por $60, imediatamente eu retruco:
-E o senhor não tem medo da polícia!? Se pode vender por esse preço agora , porque não antes?
Antes que xinguem minha mãe ,saio apressada da loja.
FALA O LEITOR:
10/05/10 10:42 - Dusept
Se todas fossem iguais a você...Tava com saudades de você ete encontro logo na saida de um shopping?rsrsrsrsMas que as tais liquidações são uma sacanagem, lá isso são. Abraços
10/05/10 09:15 - MVA
Muito bom! Muito bom!
09/05/10 11:37 - EDNA LOPES,educadora e escritora
Minha linda, vc é um charme, um talento! Feliz dias das mães!beijos!
09/05/10 09:56 - Ierow
Sensível e muito criativo. Parabéns!
09/05/10 10:15 - sandra canassa
Bom dia amada.ficou um espetáculo...amei...beijus de luz.
09/05/10 10:15 - Norma Suely Facchinetti
Uma homenagem criativa e inteligente! Beijos querida e um feliz dia.

2 comentários:

  1. Olá Miriam. Gostei muito do seu texto, principalmente por tê-lo recebido também.
    Grande abraço
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Bem, gostar do seu texto eu também gostei. O diabo é que gosto de polemizar.Afinal, tudo começou com uma polêmica. Duas são as versões.Primeira: Eva dizendo pro Adão: come. Ele: não como.Segunda, Adão falando: dá.Eva dizendo:não dou. Poderia dizer simplesmente: Ah! que belo blog, parabéns...pero no. Sair do shopping vitoriosos também saio; afinal não sucumbi ao consumismo.Vendedoras? Tadinhas, estão ganhando o pão honestamente.Cartões não me tiram o sono, são práticos e eficientes e sobretudo sei usá-los. O seu espelho? Ah! é sabio, pode crer. Sapato ortopédico? uai, se o bichoi pegar, há que usá-los.
    Bem, ta aí...vá ao meu blog e desça a ripa...eu guento.Depois vou ler os demais textos e comentá-los-ei caso vc não me peça: não faça isso, váplantar batatas.

    ResponderExcluir