quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

INTELIGENCIA,CULTURA E SABEDORIA!...




Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria. Arthur Schopenhauer
_Ah,mas ela é muito culta!
_Sei,mas,é uma chata!Fica ostentando sua sabedoria como se fosse um vestido de seda, desfilando pela sala...
Essa conversa, ouvida numa reunião literária , faz a gente pensar.
Não podemos confundir cultura com sabedoria. Não que eu despreze a cultura, tanto que meu hobby favorito é aprender,mas,toda essa nossa cultura é adquirida,lida em livros,quando assimilamos idéias e pensamentos dos outros ,e,não raro,os tornamos nossos,sem avaliar,sem refletir,sem discordar.Essa cultura entra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se (ou não) no cérebro.
Assim, formamos nossas idéias e assim aparecemos porque queremos ser respeitados,ouvidos e cheirados pela meia dúzia de chatos com quem convivemos socialmente.
Nunca paramos para pensar que os verdadeiros revolucionários do pensamento, os que foram contra o “establishment” , os inconformados,foram os que moveram o mundo e mudaram os conceitos sociais;essas pessoas sequer foram levadas a sério no seu tempo,foram criticadas,escorraçadas,mas,resistiram,simplesmente porque tinham uma visão mais ampla,não posavam para a platéia e ,visionários que eram,enxergavam muito adiante.
Já a sabedoria brota do nosso interior e vai se exteriorizando,atingindo outras pessoas,nasce do coração,de conhecimentos atávicos,talvez,aquela sabedoria que está impregnada nos nossos genes e nos foram transmitidas por gerações que nos precederam.
é a sabedoria popular,encontrada no meio de gente simples,verdadeiros filósofos de rua,cantadores,cordelistas,poetas das ruas,alguns até analfabetos.
Agora, a inteligência,o que é?Existe uma só?
Sempre acreditei que não; para mim,inteligente é quem consegue conduzir bem sua vida,não quem sabe ler Schopenhauer;ser inteligente é ser feliz,é valorizar pequenas coisas,enfim,perceber,por instinto,o que lhe serve.
eu posso saber várias línguas,ter lido carradas de livros,discutir filosofia,mas,não sei construir uma casa,”tijolo por tijolo num desenho lógico...”.
Se estiver só em casa,não sei abrir uma lata,espero chegar minha auxiliar,pode???Juro que é verdade!
Então,não posso sair por ai ostentando minha inteligência como um labéu,porque,se estivesse numa ilha deserta,ela sobreviveria,eu não...
Sabedoria é antes de tudo,meditação;pense primeiro,depois,aceite.
Trace seu caminho no mundo com régua e compasso,e ...siga-o!
Quem não sabe prá onde vai,nenhum vento é favorável!
Amigo leitor,cultura é interação.
Opine,comente,reflita!
IMG:tela de Alma Tadena
PALAVRA DO LEITOR:
20/02/2010 03:27 - Fernando BrandiMíriam, o cúmulo da inteligência/ Afirmo com toda minh seriedade/ Nâo é acumular bens ou sapiência/Mas sim reconhecer a felicidade/Seja grande amor ou pequeno afeto/Seja intelectual, rico ou poderoso/Desprovido, ignorante, analfabeto/O homem feliz é de todos o mais ditosoUm beijo do leitor e fã, .Fernando.
Amigo leitor,aqui você é sempre bemvindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário