quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SAUDOSISTA É FOGO!...


Que tal relembrar o banho de mar à fantasia,naqueles bons tempos do Porto da Barra,quando as areias eram limpinhas,não havia farofeiros,nem frescobol,nem celulares a tocar,nem aquele cheirinho da loló que exala por toda a praia?
Tá lembrado,companheiro?Isso mesmo, você ai que já sessentou,que dançava no Baiano e fazia o corso na Avenida,empunhando sua lança perfume como arma de sedução,remember?
No banho à fantasia era exigido decência no vestir,proibido ruídos e vozerios incomodativos ou palavras de baixo calão que poderia perturbar as famílias.
O mesmo acontecia em Copacabana,só que lá a lei era escrita,decreto mesmo e ai de quem desobedecesse!...Era chamado de “lei da praia”.
O banho era destinado às “gentilíssimas banhistas”,que desejassem homenagear o grande Netuno e as naiades e sereias;tudo escrito em bom francês,”comme Il faut”.Isso no começo do sec.XX.
Aqui em Salvador,as madames levavam para as areias,champanhe,tira-gostos,chamados solenemente de “hors d’oeuvres” ,além do mordomo,enluvado,é claro,suando em bicas no seu traje de garçon,no calor da Bahia.
O baile desfilava em toda a extensão da praia com muita música e alegria até culminar no Baiano,cujas matinés eram disputadas e bem freqüentadas.
Talvez,o primeiro banho à fantasia tenha começado no Rio,há quase um século,mas,com diversas modificações ainda resiste ao embate dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário