quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMOR!



Hoje amanheci atacada de megalomania e decidi falar de amor; um tema difícil, porque são muitas faces de uma só palavra, é assunto a ser tratado por gente tarimbada, não por mim, pobre escrevinhadora destas mal-traçadas. Porque,o amor engloba paixão,afeto,ternura,cada um de per si,um sentimento único,mas,que se funde numa só palavra:AMOR.
E quando é que a gente sabe que foi atacada por esse fogo que arde sem se ver?È quando as pernas tremem, um calor percorre todo o corpo, a boca fica seca, uma sensação de ansiedade ,de urgência nos envolve, as mãos ficam frias, há um aperto na boca do estômago, o desejo enorme de agradar, a necessidade de acarinhar, cuidar, proteger; a gente se transforma, um homem vira um deus, ninguém é mais dono de si.
Para Cazuza,”amar é abanar o rabo”.
O certo é que,apesar de leve como uma pluma,esta palavra tão pequenina,escraviza.O amor é um sentimento forte,de intenso bem-querer,voltado para outra pessoa;bom é procurá-lo,melhor é achá-lo.Enfim, não é coisa prá amador.
Para os casais felizes começa com paixão e termina em afeto. O amor romântico é perigoso,porque,faz a gente enxergar o outro,com os olhos da fantasia,não como ele realmente é,mas,como gostaríamos que fosse.Enxergamos um príncipe,que -helás- logo,logo,virará sapo.Vem envolvido numa aura de semi-deus e ,como a gente quer enxergar o ídolo,ignora os pés de barro.
Se um relacionamento superar a fase romântica e puder enxergar nosso parceiro como ele realmente é,com seus defeitos e qualidades, o amor durará por muito tempo.O nosso amado passa a ser real e não a projeção dos nossos ideais;amar é cessão e concessão;temos que aprender quando ceder e quando conceder;temos que nos ajustar um ao outro,mas,sem perder o nosso eu interior e sem sufocar o parceiro;eu não disse que amar é fácil:é como fazer um trem desgovernado descer ladeira abaixo sem descarrilar até chegar á estação.É um trabalho hercúleo!
Não creio em metades,mesmo que sejam “caras”,só pessoas inteiras e livres podem fazer a doação de si mesmas.Os casais felizes não se auto-mutilam,respeitam o parceiro como ele é;vamos continuar sendo estrelas de Belém,vaquinha de presépio ninguém quer ser e muito menos conviver cm elas.Toda cópia é cansativa.”Tal como a sombra,o amor corre de quem o segue”,diz o poeta.
Há que ser criativo para se levar,com êxito,ao barca do amor a um porto seguro;expulsar a rotina,como uma praga.
O sexo é uma parte importante do amor, mas, não é o todo; convém ser inventiva; no amor, o importante é manter a fantasia: se casar com um alemão, se vista de Polônia, para que ele a invada.
Há muito que falar de amor, mas, o tema é longo, está mais para compendio que para ensaio.
O casamento é o túmulo do amor?
Bem casada há justos 25 anos, penso que não; mudam as paixões, mas, o amor tem muitas faces; advém o carinho, o afeto, a proteção, a segurança de chegada ao porto; quando conheci meu marido, alto, forte, alegre, bon-vivant, quente (porque homem e café têm que ser quente e forte) eu me apaixonei e o achei lindo; hoje, tantos anos depois, barrigudo e um pouco careca, eu continuo achando lindo e ainda gosto de deitar minha cabecinha naquele peito de transatlântico.
Se tudo correr bem e agente aprender as lições da vida, o casamento não precisa começar em motel e terminar em pensão (alimentar).


Este texto te ajudou de alguma forma?


IMG:Busca Google

Um comentário:

  1. "temos que nos ajustar um ao outro,mas,sem perder o nosso eu interior e sem sufocar o parceiro".

    Sábias e verdadeiras palavras e é o que penso também há muito tempo. Sempre digo: pode-se fazer muitas coisas juntos, mas não é preciso fazer TUDO juntos.

    Mas nada disso impediu que eu, idiota como sou, perdesse o grande amor de minha vida.

    Sempre bom ler textos assim. Parabéns!

    Um abraço

    ResponderExcluir