segunda-feira, 9 de agosto de 2010
COLUNA DA MIROKCA
PARATY
Conhecê-la é se apaixonar.
Bucólica,antiga,suas ruas lembram mucamas às portas,românticas sinhazinhas debruçadas nas janelas dos sobradões senhoriais,velhas senhoras de negro costurando fuxicos.
Pisar aquelas pedras seculares é um retorno a um tempo de tranqüilidade e recolhimento.
***
GENTE
Um dos maiores patrimônios de Paraty é sua gente.
Uma saudável mistura da hospitalidade baiana, a afabilidade mineira,a alegria carioca.
Verdadeira galeria de arte a céu aberto,pintores,escultores,artesãos dão o melhor de si mesmos na feitura das suas artes.
Destaque para Jean Claude Pardon e seu atelier rico de preciosidades,para o Atelier Aracati,que faz maravilhas com moedas antigas,para o Atelier Terracota,com peças deslumbrantes e exclusivas para decoração e para Gis,uma artesã que faz lindos colares de fuxico e os mais belos imãs de geladeira que já vi.
Como restaurantier cito David,do Gina,figura humana perfeita que,com seu amigo Jacó,abre as portas da sua bela casa aos amantes da cultura.
NOTÍCIAS
A escritora cubana Wendy Guerra não trouxe guerras nem discórdia para a Flip;trouxe suas belas coxas douradas e torneadas que - dizem – vai lhe valer o título de “Musa daFlip”.
Ah,alguém sabe sobre o que a moça escreve?
***
Isabel Allende vai provar do próprio veneno:no jantar que a Record vai lhe oferecer a sobremesa será “arroz doce do consolo espiritual” que ela ensina a fazer no seu novo livro “Afrodite”.
***
SOCORRO!
Os restaurantes de Paraty me deixaram bem mais pobres.Qualquer bate – frege de comida ruim cobra cinquentinha por pessoa,quer coma frango ou peixe.
O “Banana da Terra” vai mais além:$100 por cabeça.
Mas,nenhum igual ao megalomaníaco Bartolomeu;sua picanha custa a bagatela de $160.
Não me atrevi a conferir o que a picanha do Bartolomeu tem...
DISCRIMINAÇÃO
Debaixo de sonoras vaias ,os “rapa”apreenderam os artesanatos que os pataxós baianos vendiam ao lado da Igreja do Rosário.Alegavam que o espaço era dos índios de Paraty.
Muito feio, seu prefeito!Porque o senhor não cuida da falta d’água,das constantes quedas de energia e do preço dos taxis?
Os nativos dizem que seu governo é uma josta...
CELEBRIDADES
Paraty está com tudo e não está prosa.Roberto Irineu,da Globo;Amyr Klink,do mar;Maria Della Costa ,das artes cênicas;o Príncipe de Orléans são alguns dos seus moradores mais famosos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário