segunda-feira, 9 de agosto de 2010

COLUNA DA MIROKCA



PARATY

Conhecê-la é se apaixonar.

Bucólica,antiga,suas ruas lembram mucamas às portas,românticas sinhazinhas debruçadas nas janelas dos sobradões senhoriais,velhas senhoras de negro costurando fuxicos.

Pisar aquelas pedras seculares é um retorno a um tempo de tranqüilidade e recolhimento.

***

GENTE

Um dos maiores patrimônios de Paraty é sua gente.

Uma saudável mistura da hospitalidade baiana, a afabilidade mineira,a alegria carioca.

Verdadeira galeria de arte a céu aberto,pintores,escultores,artesãos dão o melhor de si mesmos na feitura das suas artes.

Destaque para Jean Claude Pardon e seu atelier rico de preciosidades,para o Atelier Aracati,que faz maravilhas com moedas antigas,para o Atelier Terracota,com peças deslumbrantes e exclusivas para decoração e para Gis,uma artesã que faz lindos colares de fuxico e os mais belos imãs de geladeira que já vi.

Como restaurantier cito David,do Gina,figura humana perfeita que,com seu amigo Jacó,abre as portas da sua bela casa aos amantes da cultura.

NOTÍCIAS

A escritora cubana Wendy Guerra não trouxe guerras nem discórdia para a Flip;trouxe suas belas coxas douradas e torneadas que - dizem – vai lhe valer o título de “Musa daFlip”.

Ah,alguém sabe sobre o que a moça escreve?

***

Isabel Allende vai provar do próprio veneno:no jantar que a Record vai lhe oferecer a sobremesa será “arroz doce do consolo espiritual” que ela ensina a fazer no seu novo livro “Afrodite”.

***

SOCORRO!

Os restaurantes de Paraty me deixaram bem mais pobres.Qualquer bate – frege de comida ruim cobra cinquentinha por pessoa,quer coma frango ou peixe.

O “Banana da Terra” vai mais além:$100 por cabeça.

Mas,nenhum igual ao megalomaníaco Bartolomeu;sua picanha custa a bagatela de $160.

Não me atrevi a conferir o que a picanha do Bartolomeu tem...

DISCRIMINAÇÃO

Debaixo de sonoras vaias ,os “rapa”apreenderam os artesanatos que os pataxós baianos vendiam ao lado da Igreja do Rosário.Alegavam que o espaço era dos índios de Paraty.

Muito feio, seu prefeito!Porque o senhor não cuida da falta d’água,das constantes quedas de energia e do preço dos taxis?

Os nativos dizem que seu governo é uma josta...

CELEBRIDADES

Paraty está com tudo e não está prosa.Roberto Irineu,da Globo;Amyr Klink,do mar;Maria Della Costa ,das artes cênicas;o Príncipe de Orléans são alguns dos seus moradores mais famosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário