domingo, 28 de fevereiro de 2010

Frases...


**CONSELHO PRÁTICO**
UMA GAROTA PODE FICAR ESPERANDO O HOMEM CERTO.O QUE NÃO QUER DIZER QUE,ENQUANTO ESPERA,ELA NÃO POSSA SE DIVERTIR COM OS HOMENS ERRADOS.

Cher,atriz americana
Palavra da leitora:
Ana Zélia 11:48 (31 minutos atrás)
Oi Amiga, o grande mal é não sabermos conceituar Certo e Errado. O que vem a ser o Homem Certo ou Errado. A mim precisamos apenas de Respeito. Somos diferentes, não só em sexo. Mas tudo é muito bonito. Abraços Ana Zélia

sábado, 27 de fevereiro de 2010

POESIA,ETERNA POESIA!




APRENDE A SUPORTAR COM FORÇA O SOFRIMENTO,
ARDE O MORRÃO DO CÍRIO,E NÃO DEITA LAMENTO.
SE O MATERIAL É BOM,QUEIMA ENQUANTO ALUMIA;
MAS,SE O MATERIAL É RUIM,A VELA CHIA.

POETA ANÔNIMO DO SEC.XVII.
Texto extraido do livro digital "Maktub" de Miriam Sales

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MULHER.COM



Desde que a costela de Adão foi transformada em mulher,objeto de desejo e satisfação dos homens,muita coisa mudou neste mundo,nos séculos e milênios, e nós acompanhamos todas essas mudanças.Aos trancos e barrancos.Conscientemente ou de roldão.
Apesar das mudanças,algumas mulheres continuam se comportando como se ainda fossem uma das costelas masculinas.
O papel imposto a nós era de donas – de –casa,esposas,,cuja função no mundo era ter filhos,amamentá-los,cuidar deles,providenciar comida,limpar e decorar a caverna e estar sempre nela enquanto os maridos saiam à caça,incluindo a caça à outras mulheres,arrastadas pelos cabelos depois de “amaciadas” com um golpe de tacape na cabeça.
O homem macho senhor absoluto do seu espaço gostou tanto do papel que nunca quis sair inteiramente dele.
Já a mulher começou a sofrer mutações;embora o senhor Schopenhauer tenha dito “cabelos compridos,idéias curtas”,nós,que encurtamos os cabelos e trocamos a caverna pelo AP. maneiro,com piscina e tudo,fomos à luta,ajudadas pela Revolução Industrial que necessitava e exigia mão de obra feminina.
Mesmo assim, nossa cara – metade masculina continuava procedendo como o Príncipe Encantado,embora o seu lado sapo,barbudo ou não,viesse à tona e a Bela Adormecida tivesse acordado e abrisse bem os olhos,Chapeuzinho estivesse íntima do lobo mau e até a Amélia,batesse pé firme pois não queria mais passar fome.Arregaçou as mangas e foi à luta,agora,sim, mulher de verdade.
A coisa piorou para os homens,após a Segunda Guerra quando as mulheres no mercado de trabalho e se dando muito bem não estavam em casa esperando seu amor com comida pronta e roupa lavada.
Os homens,sempre espertos,nos anos cinqüenta,começaram a paparicar a mulher,inventando aparelhos domésticos que pareciam mágica ,nos fascinando pois sempre gostamos de brincar de casinha;ai,viramos de novo objeto;viramos “do lar”,e o homem respirou aliviado.
Mas,veio o raio dos anos sessenta,aquele encapetado,onde tudo caiu de cabeça prá baixo.Queimamos soutiens,fizemos marchas de protesto nas ruas, jogamos os arreios às baratas,algumas viraram até beatnik e,em vez de ser comidas,começamos a comer todos,graças à invenção do anti-concepcional.
Maridos,igreja,pais de família sociedade botaram a mão na cabeça e a boca no mundo.Pois não é que nos entregamos à devassidão,aquela mesmo que era privilégio dos machões e jogamos o casamento indissolúvel às traças;o romântico casamento para sempre virou o “eterno enquanto dure”ou duro,vocês escolhem.
Durou pouco,não teve sucesso,não acalmou nosso vazio e experimentamos o casamento aberto,que antes só funcionava para o sexo oposto e para as nêgas dele;E tinha alguma serventia para nós essa novidade?
A meu ver,não,era apenas mais uma maneira de controlar as mulheres toda coração e romance,sempre pensando que o lobo mau era a vovozinha.
Aí,ressurgiu o papel da “outra”,a filial,a casa civil,como eram chamadas,sempre na esperança de vir a se tornar a oficial,a casa militar.Sem chances!
O homem casado,essa sagrada instituição familiar,queria mesmo era ter muitas capelas laterais,mas,continuava rezando a missa na capela principal,aonde os filhos e netos habitavam.Sem falar no patrimônio...
Dividi-lo seria empobrecer a todos;e ele ia ficando na moita,apenas se especializando em novas desculpas esfarrapadas,enquanto a coitadinha esperava o casamento se desfazer e ela virar esposa.Esperando até as calendas de março,esperando,esperando só...
Mas,as mulheres são inventivas e invencíveis;acho que foi o Bernard Shaw que disse que não podia confiar num bicho que sangra todo mês e não morre.
As mulheres inventaram o ficar; todo dia “inventam” a relação e,quando esta não as satisfaz,trocam de parceiros e “ficam” novamente.
Muitas não agüentaram o trampo e resolveram voltar a ser costela.
Pois,relacionamento,amor é coisa séria e passar de mão em mão não trás felicidade a ninguém.
Os relacionamentos do novo milênio foram se ajustando,as mulheres estão mais valorizadas,mais respeitadas,pesam muito no mercado de trabalho e parece que as coisas vão entrando nos eixos.
Casais agora são parceiros,mantêm sua individualidade sem deixar de se amar,admirar e respeitar. Agora,computadas,orkutizadas,internautas,blogadas e blogueiras,elas,cada dia,se realizam mais e melhor e se tornam mais exigentes.
Nosso príncipe anda de pé atrás.Escreveu não leu...
Para esses que atingiram o Paraíso, com a força da inteligência e da compreensão,esse tem sido o começo de milênio perfeito.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMOR!



Hoje amanheci atacada de megalomania e decidi falar de amor; um tema difícil, porque são muitas faces de uma só palavra, é assunto a ser tratado por gente tarimbada, não por mim, pobre escrevinhadora destas mal-traçadas. Porque,o amor engloba paixão,afeto,ternura,cada um de per si,um sentimento único,mas,que se funde numa só palavra:AMOR.
E quando é que a gente sabe que foi atacada por esse fogo que arde sem se ver?È quando as pernas tremem, um calor percorre todo o corpo, a boca fica seca, uma sensação de ansiedade ,de urgência nos envolve, as mãos ficam frias, há um aperto na boca do estômago, o desejo enorme de agradar, a necessidade de acarinhar, cuidar, proteger; a gente se transforma, um homem vira um deus, ninguém é mais dono de si.
Para Cazuza,”amar é abanar o rabo”.
O certo é que,apesar de leve como uma pluma,esta palavra tão pequenina,escraviza.O amor é um sentimento forte,de intenso bem-querer,voltado para outra pessoa;bom é procurá-lo,melhor é achá-lo.Enfim, não é coisa prá amador.
Para os casais felizes começa com paixão e termina em afeto. O amor romântico é perigoso,porque,faz a gente enxergar o outro,com os olhos da fantasia,não como ele realmente é,mas,como gostaríamos que fosse.Enxergamos um príncipe,que -helás- logo,logo,virará sapo.Vem envolvido numa aura de semi-deus e ,como a gente quer enxergar o ídolo,ignora os pés de barro.
Se um relacionamento superar a fase romântica e puder enxergar nosso parceiro como ele realmente é,com seus defeitos e qualidades, o amor durará por muito tempo.O nosso amado passa a ser real e não a projeção dos nossos ideais;amar é cessão e concessão;temos que aprender quando ceder e quando conceder;temos que nos ajustar um ao outro,mas,sem perder o nosso eu interior e sem sufocar o parceiro;eu não disse que amar é fácil:é como fazer um trem desgovernado descer ladeira abaixo sem descarrilar até chegar á estação.É um trabalho hercúleo!
Não creio em metades,mesmo que sejam “caras”,só pessoas inteiras e livres podem fazer a doação de si mesmas.Os casais felizes não se auto-mutilam,respeitam o parceiro como ele é;vamos continuar sendo estrelas de Belém,vaquinha de presépio ninguém quer ser e muito menos conviver cm elas.Toda cópia é cansativa.”Tal como a sombra,o amor corre de quem o segue”,diz o poeta.
Há que ser criativo para se levar,com êxito,ao barca do amor a um porto seguro;expulsar a rotina,como uma praga.
O sexo é uma parte importante do amor, mas, não é o todo; convém ser inventiva; no amor, o importante é manter a fantasia: se casar com um alemão, se vista de Polônia, para que ele a invada.
Há muito que falar de amor, mas, o tema é longo, está mais para compendio que para ensaio.
O casamento é o túmulo do amor?
Bem casada há justos 25 anos, penso que não; mudam as paixões, mas, o amor tem muitas faces; advém o carinho, o afeto, a proteção, a segurança de chegada ao porto; quando conheci meu marido, alto, forte, alegre, bon-vivant, quente (porque homem e café têm que ser quente e forte) eu me apaixonei e o achei lindo; hoje, tantos anos depois, barrigudo e um pouco careca, eu continuo achando lindo e ainda gosto de deitar minha cabecinha naquele peito de transatlântico.
Se tudo correr bem e agente aprender as lições da vida, o casamento não precisa começar em motel e terminar em pensão (alimentar).


Este texto te ajudou de alguma forma?


IMG:Busca Google

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DESCULPAS ESFARRAPADAS...



Você,minha amiga pode até pensar que não sabe o que é isso,mas,sabe.Pode não conhecer com esse nome,mas,na certa já passou por isso,já as ouviu muitas vezes e também,convenhamos,já usou desse subterfúgio.
Todos usam desculpas esfarrapadas,porém,hoje vou me concentrar nas que ouvimos dos homens,nossos bem-amados,namorados,maridos,paqueras.

Quando ouvir uma delas acenda o sinal vermelho e ligue o desconfiômetro;esse cara não quer nada com você.
Desde a clássica – isso nunca aconteceu comigo – vulgo brochada, até essas frases lapidares e demolidoras que lhes repasso agora.
E,para apimentar mais ainda a coisa vou lhes dizer como eu responderia se ouvisse uma delas.
Vamos lá?
*Eu ia ligar prá você,mas,acabou a bateria.
Resposta: - A do celular ou a sua?
*Que pena você não ter aparecido antes na minha vida.
R/:-Pena para quem!?
*Olha,não fica chateada;te adoro como minha amiga...
Garota,essa até eu fiquei sem resposta...
*Você merece um cara melhor do que eu.
R/:Ai,concordamos.
*Tudo aconteceu muito rápido entre nós;não é melhor dar um tempo,ver se é isso que queremos?
R/:Verdade!Quando foi mesmo que sua mulher descobriu?
*Meu bem,o problema não é com você;é comigo.
R/Quer o telefone do meu psicanalista?
*Como é mesmo o nome daquela sua amiga?
Com essa,você e eu damos um repelão e vamos embora.
IMG:Busca Google

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MULHER,SUBSTANTIVO COMUM!...



Certo,você é uma mulher segura de si,antenada,independente.Pouca coisa lhe abala e já saiu de muitas saias justas,não tão elegantes como as que você usa.
Mas,convenhamos,existem determinadas frases que desmontam qualquer mulher;esses ditas frases,mesmo aparentemente inocentes,se nos pegam na TPM são verdadeiramente demolidoras.Sem contar que algumas,de inocentes não tem nada e escondem segundas e até terceiras intenções.
Elas vêm de amigas comuns, colegas de trabalho,parentes próximos ou não,eventuais conhecidos e até paqueras.
O certo é que desmontamos e ficamos sem ter certeza de como reagir;responder agressivamente?E se a pessoa estava bem intencionada e não queria ferir?Fazer cara de paisagem?Sair rapidinho,morrendo de ódio de você porque não reagiu?
-Cadê seu bate pronto,mulher!?A resposta só lhe ocorreu agora?
Mas,as piores,as dolorosas,as demolidoras vem deles é claro;nesta palavra – eles- cabem maridos ou ex., namorados, paqueras,colegas,enfim,é uma legião.
A lista é enooorme e tenho certeza que cada mulher tem a sua;até espero que me mandem algumas para enriquecer minha pesquisa.
Vai encarar?
# São meus olhos ou você engordou um pouquinho?
#Nossa você cortou aquele cabelo tão bonito?
#Tem certeza que vai com essa roupa?
#Puxa,esse rosto na sua idade...Você deve ter sido linda!
#O vestido é bonito.Tente o GG.
#Nossa!Você fez plástica.
#Encontrei seu marido ontem.....
#Este é seu pai?
#Este é seu filho?
#Vocês ainda estão juntos?
#Nossa,ainda não se casou?
#Não acredito!Porque vocês se separaram?
#Oi,TIA,me dê uns trocados...
#Ah,você só precisa perder 5 kilos
#Meu namorado te achou superinteligente.
#Adooooraria ter coragem de usar cabelos brancos.
#Eu compreendo.Na sua idade...
#Sabe quem eu vi ontem?Seu ex;com uma morenaça!...
#Minha mãe me contou que vocês foram colegas de colégio.
É isso ai,amigas! É ou não é para desesperar???
Preste atenção:cada vez que ouvir essas provocações conte até 100;respire fundo;e saia com aquele ar superior de quem não ligou lhufas.
Ficou engasgada nas respostas?Tome um champanhe.
Afinal a vida é importante demais para ser levada a sério já dizia Oscar Wilde.
FALA O LEITOR:
07/03/2010 16:17 - Djanira Luz(P/MAIL)
Ah, mulheres!rs Mulheres e suas línguas afiadas...rs Adorei. Já ouvi algumas dessas frases. Inevitável não ouví-la!rs Beijoquinhas
07/03/2010 15:49 - Teresapraia,psicológa
Miriam, o que "pega"mesmo é esta de "inteligente"...como se "não" ser inteligente fosse a regra...oras...tem cada uma mesmo...Muito boa tua crônica...Beijo!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

FAZENDO O POVO PENSAR!


REFLEXÕES DE UMA SENHORA E SEU CACHORRO !
Domingo é um bom dia para refletir porque não se tem muita coisa prá fazer,exceto,no meu caso,logo depois da praia,bater nas teclas do PC essas bobagens que mando prá vocês que me lêem com paciência e compreensão.
Aqui,na biblioteca,leio o jornal do dia e comento as noticias com” Seu” Billie,um vetusto senhor de 104 anos,com quem convivo alegremente há 14 anos.
“Seu Billie” é o meu cachorro de estimação e,se humano fosse,seria centenário.
Sendo um vira-lata mesclado com fila( a mãe dele fez uma bobagem com o vizinho),Billie nasceu nas ruas e,provavelmente já estaria morto de fome ou atropelado,se meu neto não o apanhasse molinho ainda e trouxesse para mim.
Aqui cresceu e se desenvolveu e adquiriu o hábito da leitura por estar sempre comigo na biblioteca,na companhia de cachorros famosos como Flush,de Virginia Wolff e outros menos votados.
Um dia,num desses meus ataques de indignação diários logo após a leitura dos jornais,ele estirou as patinhas,deu-me aquele olhar doce e agradecido que nunca verei no rosto de um humano e comentou a noticia; daí em diante,passamos a trocar figurinhas e,o ouço sempre,quando não entendo alguma noticia ou atitude de governantes ou celebridades.
Nossa última conversa foi sobre o Irã.
Porque a comunidade internacional voltou-se de repente para esse pais milenar,transformando-o na bola da vez?
Os iranianos nunca se meteram em guerra,nunca ocuparam território alheio,nunca causaram uma perturbação internacional,a não ser quando se reuniram para detonar com o xá da Pérsia,títere dos americanos e depois do assassinato do líder nacionalista, Mossadeghi,obra dos americanos.
Os aiatolás tomaram o poder,o Irá passou a ser uma nação teocrática,mas,foi só.
Não sei bem quem é essa “comunidade internacional” já que o mundo é imenso e só quatro países estão criando essa celeuma.Os mesmos,os de sempre,americanos,britânicos,franceses e russos,menos os alemães,porque desde o sempre citado holocausto,a Alemanha vive morrendo de medo de ser rotulada de anti-semita e vota em tudo sem titubear.
Billie me pergunta e eu não soube responder,porque uma nação belicosa e predadora como Israel pode ter,não uma,mas,centenas de bombas atômicas e o Irã,não!?
Israel ocupa a Palestina,causa um genocídio entre um povo quase indefeso e ninguém diz nada;ninguém cobra nada.
O Mossad,a SS deles,invade um pais árabe,mata um dirigente palestino,usa passaportes falsos de países importantes e ninguém diz nada.
Fala-se na prisão desse bandido,mas,ficou só a palavra.
Porque será ,hein?
Porque os sionistas mandam,desmandam e tremandam e toda a comunidade se cala?
Já pararam prá pensar nisto?
Bom,nem eu nem Billie entendemos.
E,antes que me tachem de anti-semita,como é o costume,deixe-me lembrar-lhes que os árabes são semitas e eu aprecio demais esse povo tão discriminado e sofrido.
Um dos meus escritores favoritos é o pacifista Amós Oz, Hannah Arendt encantou-me com sua filosofia e eu me delicio com os filmes de Amos Gitai .
Mas,me indigno com hipocrisia,mentiras,perseguições,calunias,traições,torturas,chantagens,apropriações de bens alheios,tudo que os sionistas adoram.
E,enquanto tiver voz e puder discutir com meu cachorro na tranqüilidade do meu lar,botarei a boca no mundo.

Sei que o assunto é polêmico,mas,eu não tenho medo de emitir opiniões.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

DOMINGO É DIA DE POESIA!...




GUITARRA
Cecília Meireles


Punhal de prata já eras,
punhal de prata!
Nem foste tu que fizeste
a minha mão insensata.

*
Vi-te brilhar entre as pedras,
punhal de prata!
- no cabo,flores abertas,
no gume,a medida exata,

*
a exata,medida certa,
punhal de prata,
para atravessar-me o peito
com uma letra e uma data.

*
A maior pena que eu tenho,
punhal de prata,
não é de me ver morrendo,
mas,de saber quem me mata.

*
Cecília Meireles,poetisa carioca
IMG:Busca Google

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ANTIGAMENTE ERA ASSIM,CARA PÁLIDA!...


CONSELHOS ÚTEIS PARA AS MULHERES CASADAS
(EXTRAÍDAS DE UM JORNAL AMERICANO DE 1950)


DESCANSE 15 MINUTOS ANTES DA CHEGADA DELE;RETOQUE A MAQUIAGEM E PONHA-SE NOVINHA EM FOLHA.


SEJA ALEGRE E ESPIRITUOSA AOS OLHOS DELE;ÊLE DEVE TER TIDO UM DIA TERRIVEL E,CABE A VOCÊ LEVANTAR SEU ÂNIMO.


QUANDO ÊLE ESTIVER PARA CHEGAR,DESLIGUE TODOS OS APARELHOS BARULHENTOS E FAÇA AS CRIANÇAS SE AQUIETAREM.


OUÇA-O;LEMBRE-SE QUE OS ASSUNTOS DELE SÃO MUITO MAIS IMPORTANTES QUE OS SEUS.


TORNE A NOITE DELE,INESQUECIVEL;NUNCA RECLAME DA DEMORA AOCHEGAR OU POR ÊLE SAIR SOZINHO PARA SE DIVERTIR.


AJEITE COM CARINHO A ALMOFADA PREDILETA DELE,TIRE SEUS SAPATOS,ENQUANTO FALA EM VOZ BAIXA E AGRADAVEL.


NUNCA FAÇA PERGUNTAS.COMO CHEFE DA FAMILIA ÊLE PODE TUDO.


E,AÍ,GAROTAS?NO TEMPO DA MAMÃE ERA MESMO ASSIM TÃO MELHOR???

GOSTOU?ENTÃO COMENTE,DÊ SUA OPINIÃO.
IMG:Busca google

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

AS MIL FACES DA PARALISIA!



COM certeza,você,como eu,conhece alguém que só vive doente;é a enxaqueca de todo dia,é o mal estar,são os nervos,é a fadiga.
A gente fala,coitada de Fulano,mas,será que Fulano merece mesmo dó?Ou apenas está nos usando,querendo despertar a nossa piedade,como uma espécie de compensação?
Muitas vezes,principalmente no meio familiar,estas pessoas próximas a nós,usam este subterfúgio para exercerem um domínio sobre nossa vida e nossos desejos.Uma forma pouco saudável de pressão.Incluo nisto,os famosos “desejos” das grávidas.Desejo este que tem que ser satisfeito de qualquer maneira,pois uma lei não escrita estabelece que,o marido tem que se virar e trazer seja madrugada ou alta noite,aquele picolé de cajá da sorveteria tal,mesmo que não seja tempo de cajá e mesmo que a tal sorveteria fique no Itaim-Bibi e o pobre marido more em Carapicuiba.
Infelizmente, conheci muitos casos semelhantes ,de domínio pela doçura e pelos cuidados;como aquela adorável senhora que sofria palpitações terríveis,todas as vezes que a filha quarentona ia jantar com o namorado.
Vivendo juntas, a mãe,inconscientemente,não desejava o casamento,temendo ser posta de escanteio;esta foi uma forma de pressão que encontrou para que a moça ,boa filha e temente a Deus e á sociedade,desistisse das bodas e fosse infeliz para sempre;morreu antes da mãe e a boa senhora ainda viveu sete anos numa elegante casa de idosos,aparentemente sem nenhuma doença cardíaca.
Aquela moça, como muitas outras,deixou-se dominar pela paralisia,pelo medo de enfrentar a vida e lutar pelos seus sonhos.Ela se eximiu de fazer a escolha pela felicidade.
Talvez você também pense que o “sacrifício”de si mesma seja uma maneira de provar aos outros que você é uma pessoa superior,dedicada aos outros,solidaria.Nem tanto ao mar,nem tanto á terra.Nosso objetivo é ser feliz,portanto lutemos pelos nossos sonhos.
Também pode acontecer do nosso altruísmo ser uma desculpa; ah,eu queria ser aeromoça,mas,como deixar meu pai,velhinho,sem ter quem tomasse conta dele!?
E,o dinheiro não daria para pagar o curso,preparar-me e prover as despesas;tudo bem ,este argumento serve para encobrir a sua paralisia,a perpetuação do status quo,o fato de você realmente não querer crescer na vida,seja por medo ou preguiça.Esta forma de paralisia é a pior de todas,pois é auto-consentida.
Existem muitas outras.
Olhe o caso da mãe de Leibnitz,o filósofo;ele sempre desejou se casar e ter filhos,mas,a mãe sempre dizia:-filho,espera,só tens 30 anos(ou 40 ou 50)aos sessenta e cinco.a mãe falou:-filho,agora é muito tarde!
Sentimentos paralisantes existem muitos; a raiva,o ódio,a timidez,as hostilidades;ás vezes compensam que nos apeguemos a eles,como ás muletas.A paralisia vai da inatividade total até a indecisão ou hesitação.Sua raiva lhe impede de tomar uma atitude?Você é um desses “brasileiros cordiais” de que nos fala o Buarque de Holanda no seu livro “Raízes do Brasil”?Se é assim,você está é paralisado,incapaz de exigir seus direitos ou tomar satisfações.
O ódio ou o ciúme estão lhe causando uma úlcera ou lhe tornando hipertensa?Tudo isto é paralisia.Fale,grite,explique,reivindique,tome satisfações,arme um barraco,droga,nós não somos cuscus para morrer abafados.
Estamos paralisados,quando:
-as preocupações nos tiram o sono.
-não conseguimos nos concentrar no trabalho que tanto nos interessa.
-não fazer amor, embora estejamos loucos para transar,
-entregarmo-nos á depressão,sentados em casa o dia todo contemplando a morte da bezerra.
-não tomar a dianteira quando conhece alguém que lhe atrai.
-não canta,não dança,não joga futebol porque se acha desajeitado e os outros vão rir de você.
-não escreve porque acha que não tem nada a dizer,esquecendo-se que todos somos mestres uns dos outros.
-deixa-se cegar pela raiva.
-ofende a pessoa amada gratuitamente,sem motivo.
Está na hora da mudança.Comece estudando suas reações e procure encontrar-se,usando o diálogo,claro,mas,botando a boca no mundo sempre que for necessário.
Precisa de ajuda?Aqui você acha!
Visite!Opine!Desabafe!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A VERDADEIRA RIQUEZA!


A VERDADEIRA RIQUEZA
O dinheiro tem muitos nomes: para o comum dos mortais é salário,para o soldado,soldo,para os advogados,honorários,para o aposentado,pensão,para os ministros,emolumentos,para os professores,ordenados,para a faxineira,diária,para os comerciantes,retiradas e por aí vai;mas,será que o dinheiro trás felicidade?
Dizem que os pobres pensam mais no dinheiro que os ricos;os ricos dizem que,ser milionário já foi bom;agora,quase todo milionário é workaholic,trabalha tanto que nem tem tempo de gastar.Paul Getty,que já foi considerado o homem mais rico do mundo,dizia que todo milionário torna-se infeliz pela quantidade de cobranças sociais que recebe;se é gastador é chamado de exibicionista;se é sóbrio,é chamado de mão-de-vaca.
Triste a vida dos ricos,não é?
A melhor maneira de conviver com o dinheiro é compartilhar o que a gente tem com os outros;e,para isso,nem precisa ser milionário.
O dinheiro que dispomos para a caridade,sempre volta para nós.
-Isso parece conversa de crente,disse um leitor mau humorado;pode ser,mas,é nisso que acredito.E,como acredito,repasso.
Notei que as pessoas mais generosas estão sempre com algum dinheiro.Pode ser a lei cósmica ,de causa e efeito;mas,pode ser também o sentimento de felicidade que nos envolve quando praticamos um ato bom.
Muita gente diz: -este mês não posso doar,sequer tenho o suficiente para pagar as contas;pois é ,justamente nesse momento é que a gente deve fazer uma doação.
Parece contraditório?
Não necessita ser muito;acabe com esse mau pensamento de que você é pobre e nada pode dar.
São estas idéias negativas que o prendem á pobreza.
Nossa qualidade de vida não é avaliada apenas pelo que ganhamos,poupamos ou gastamos;a verdadeira liberdade financeira se baseia no auto-conhecimento e,não no quanto temos na conta.
Tolice medir o que você é pelo valor do seu patrimônio líquido.
Topa fazer uma brincadeirinha? Ande por toda a casa com uma calculadora,como se estivesse numa loja e coloque preço em tudo que tem;agora,avalie o que realmente importa para você,o que lhe trás boas recordações,o que é útil para o dia-a-dia.Imagine que está no seu leito de morte(e,infelizmente,um dia,todos estaremos);no que o amigo pensaria?
Que gostaria de ser mais rico?Ou ter mais amigos?Ou ter estado mais com a sua família?
Pois é isso aí;riqueza é muito mais do que dinheiro;quantas pessoas milionárias você conhece que são tão infelizes?Elas não gastaram bem o que têm,não compartilharam nada,passaram pela vida em brancas nuvens,não viveram,realmente;escravas do dinheiro,das obrigações,das responsabilidades,nem um pouco donas do seu tempo.Pessoas com bem menos são muito mais livres,podem apreciar o pôr-do-sol,gozar realmente a vida.Compartilhar os bons momentos,esse é realmente o verdadeiro prazer de viver.









quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

COISAS DA VIDA...


Seu Jairo Santana era um funcionário exemplar;durante os trinta anos que trabalhou na Prefeitura de Salvador,nunca faltou um dia,nem saiu cedo,nem chegou atrasado.Parecia um relógio.Casado com Dona Zuleica,há trinta e cinco anos,tinha dois filhos,Deraldo,hoje,taxista e Marlise,professora.
A mulher cuidava da casa,sempre ás voltas com panelas e crochê;mas,na sua opacidade aparente,era quem mantinha firme os alicerces dessa família,para que,seu Jairo pudesse cuidar,tranqüilo dos problemas do seu trabalho.
Viviam felizes na sua casinha da Ribeira,com um pequeno jardim ,na frente e mamoeiros no quintal;quando entrou na menopausa,Dona Zuleica achou que não precisava mais cumprir as obrigações de cama,penosas para ela e,eles passaram a viver como irmãos.
Seu Jairo já entrado nos cinqüenta não pareceu se importar muito com a nova condição;viviam a mesma vidinha de sempre,iam á missa aos domingos,passeavam á tarde no Porto dos Mastros,para apreciar o pôr-do-sol e tomar um sorvete,sempre de braços dados,o mais perto de intimidade que chegavam.
Mas,como tudo na vida tem um fim,numa segunda feira ensolarada,seu Jairo,deixou pender a cabeça sobre sua mesa de escritório e,suavemente,entregou a alma ao Criador;tinha sido escalado,assim,de repente,sem doença aparente,pois a Magra,não costuma dar aviso.Foi um salseiro,um constrangimento só,um movimento de colegas e até de passantes que tinham negócios a tratar na prefeitura.Todos pareciam muito tristes.Seu Jairo era muito querido.
O velório, no dia seguinte,no Campo Santo,foi muito concorrido,a Municipalidade pagou as exéquias,a mulher compareceu toda de preto,como devia ser,acompanhada pelos filhos,todos muito chorosos.No meio da multidão,ninguém notou uma senhora,ainda jovem,que chorava muito,acompanhada por duas crianças,uma menina,de uns sete anos e um garoto de onze.Estavam meio recantiados,quase escondidos,mas,na hora do enterro,vieram perto da cova e jogaram umas rosas sobre o caixão.Choravam baixinho,controlados,mas,foram notados por Deraldo,que ficou intrigado:-Quem seria aquela mulher?Nunca a tinha visto.
-Aí tem dente de coelho,pensou.
A mãe nada percebeu, a cabeça pendida nos ombros,acariciava os cabelos da filha,abraçadas ambas,solidarias na dor.
A estranha e as crianças foram saindo devagar e Deraldo as seguiu até o ponto do ônibus; sentaram num banco e ele puxou conversa.
-Vieram também enterrar alguém? O garoto respondeu, um leve desafio na voz:
-Meu pai.Trabalhava na Prefeitura,morreu de repente.
Atônito, o rapaz voltou ao cemitério.
Estava claro que seu pai tinha outra família. Mas, como?Quando?Não faltava ao trabalho,nunca saía á noite,não se atrasava,sempre em casa nos feriados e fins de semana.
Só podia ser na hora do cafezinho!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

OS BURROS E EU!...



Aos burros,jegues,muares em geral e até alguns bípedes que podem estar nesta categoria,ofereço essas mal traçadas.
Todos agora querem dar pitacos sobre os burros,então,porque não eu?
Num átimo,diversas ONGs e pessoas de bom coração,resolvem proteger esses adoráveis animaizinhos tão necessários ao bom andamento da humanidade desde os tempos bíblicos.
Proibidos de freqüentar a Lavagem do Bonfim (não sei o que pensou disto Oxalá,já que é o Sr. do Bonfim e,um,dia,foi o menino Jesus,cuja mãe foi transportada para Belém,no lombo de um burro),a Mudança do Garcia e outras festividades importantes,ao menos lhes resta freqüentar a Câmara de Vereadores desta cidade,pelo menos na forma de bípedes,mas já é alguma coisa...
Mas,meninos eu vi! os burros sempre são injustiçados!
Funcionários públicos que nada fazem,quando se aposentam,recebem seus proventos e vão descansar.
Já os burros funcionários,os de quatro patas,que serviram ao Estado ou à Prefeitura por 30 anos,quando completam essa idade,são quase sempre vendidos a qualquer um,por dez réis de mel coado e,até morrer,vão trabalhar nas ruas ou lavouras,debaixo da chibata e dos xingamentos.Isso,quando não se transformam em salames e lingüiças.
Isso é justiça?
No entanto,eles só custariam ao contribuinte uma estrebaria rústica,igual à que Nosso Senhor nasceu e umas braças de capim.
Agora,somem o que nos custa deputados e suas sinecuras,ex-presidentes,ex-governadores,magistrados aposentados,pois todos são funcionários públicos,não são?
E, você é que paga a conta,Mané...
Acha que exagero?
Pois saiba que esse pais foi construído no lombo do burro,os bandeirantes desciam com eles serra abaixo,transpondo fronteiras e desbravando grotões,carregados de mantimentos e armas nos seus jacás,além de barras de ouro,metais e pedras preciosas.
Vamos fazer uma campanha para levantar um monumento a esses dóceis animais,nossos companheiros na senda do progresso,já que gastamos tanto dinheiro levantando estátuas para políticos desonestos e militares genocidas.
Concordam?
Viva o Burro!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ESTA É PARA REFLETIR...



Custei a compreender que a fantasia

É um troço que o cara tira no carnaval

E usa nos outros dias por toda a vida.

IMG:Busca Google

domingo, 14 de fevereiro de 2010

UM HUMORISTA VÊ O CARNAVAL


CARNAVAL DE ANTIGAMENTE
TEXTO DE MILLÔR FERNANDES
Os bailes eram os bailes.Bola Preta,Municipal,Quitandinha e o mirìfico High Life,na Glória,que só abria para o Carnaval.Onde,uma noite me boquiabri,entrando no salão e vendo a multidão cantando devotamente:
-“Maior é Deus no céu e nada mais!
A falsidade deste mundo é muito grande
por isso,ele,na terra,não volta mais”.
Já ia saindo,certo de,por equívoco,ter entrado num templo,quando a bateria estancou e atacou logo num rítmo violento,e centenas de vozes explodiram o inesperado breque de Martins & Martins:”Só Deus é maior!”
Era o momento.O Carnaval atingia seu ponto mais alto com a morte do corso,dos préstitos e dos ranchos,e o crescimento glorioso das Escolas de Samba.Quem viveu,viu.Quem viver não verá mais.
Pouco a pouco o Carnaval se transfere para Brasília,que,já tem,pelo menos o maior bloco dos sujos do pais.
Texto retirado do livro"Millôr Definitivo",coletânea dos textos de Millôr Fernandes
IMG:Fantasias do Municipal;busca Google

sábado, 13 de fevereiro de 2010

FANTASIAS DE POLÍTICOS

Aqui está nossa fantasia...
Ei,o Lula fantasiado de João Bobo

O "todo pomposo" perde as plumas,mas,não perde a vaidade.


Martha Suplicy,rodando a baiana



Você não se enganou,é o Arruda,mesmo




Gostaram desta do Serra?





quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SAUDOSISTA É FOGO!...


Que tal relembrar o banho de mar à fantasia,naqueles bons tempos do Porto da Barra,quando as areias eram limpinhas,não havia farofeiros,nem frescobol,nem celulares a tocar,nem aquele cheirinho da loló que exala por toda a praia?
Tá lembrado,companheiro?Isso mesmo, você ai que já sessentou,que dançava no Baiano e fazia o corso na Avenida,empunhando sua lança perfume como arma de sedução,remember?
No banho à fantasia era exigido decência no vestir,proibido ruídos e vozerios incomodativos ou palavras de baixo calão que poderia perturbar as famílias.
O mesmo acontecia em Copacabana,só que lá a lei era escrita,decreto mesmo e ai de quem desobedecesse!...Era chamado de “lei da praia”.
O banho era destinado às “gentilíssimas banhistas”,que desejassem homenagear o grande Netuno e as naiades e sereias;tudo escrito em bom francês,”comme Il faut”.Isso no começo do sec.XX.
Aqui em Salvador,as madames levavam para as areias,champanhe,tira-gostos,chamados solenemente de “hors d’oeuvres” ,além do mordomo,enluvado,é claro,suando em bicas no seu traje de garçon,no calor da Bahia.
O baile desfilava em toda a extensão da praia com muita música e alegria até culminar no Baiano,cujas matinés eram disputadas e bem freqüentadas.
Talvez,o primeiro banho à fantasia tenha começado no Rio,há quase um século,mas,com diversas modificações ainda resiste ao embate dos tempos.

CAIA NA FOLIA...

COM UMA FANTASIA POLITICAMENTE INCORRETA...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DICAS PARA SE DAR BEM NO CARNAVAL!








IMG:Ivete Sangalo,musa do carnaval baiano

Está ai o Carnaval,uma das melhores e mais divertidas festas do mundo.

Ame,beije,brinque,pule,sorria,cante,mas,tome cuidado com a saúde.

Sempre é bom lembrar que o Carnaval dura pouco,porém,os danos à saude são eternos.

A Aids,hepatite,dengue,herpes estão nos espreitando em cada esquina,por isso essas dicas e cuidados fornecidas pelo Hospital Português,um dos mais importantes e respeitados do Brasil,vêm a calhar para nos orientar nesses dias de folia:

Alimentação - Evite alimentos gordurosos e apimentados. Prefira alimentos leves, a base de proteínas e carboidratos, que fornecem energia para pular a noite toda!As massas e os cereais são bemvindos,assim como as saladas. Nessa época, o risco de infecções intestinais, causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados, aumenta muito e, por isso, o ideal é já sair de casa alimentado.Evite alimentos comprados nas ruas,especialmente os gordurosos como o "churrasquinho de gato" e os pratos feitos.


Hidratação - Beba muita água, sucos de frutas,chás,água de coco, além de usar e abusar de sucos de frutas, bebidas isotônicas . Prefira locais arejados e fuja do sol no período entre 10h e 16h. Nunca esqueça o protetor solar, óculos escuros e chapéus.Cuidado com as alergias causadas pela maquiagem pesada,plumas e penas.


Ouvido - Para evitar desconforto, zumbido, chiado e até diminuição da audição, é melhor se prevenir mantendo uma certa distância dos trios elétricos e usando protetores nos ouvidos sempre que possível.


Roupas e sapatos - Prefira roupas leves e confortáveis. Quanto aos sapatos, prefira tênis ou sandálias baixas, nada de salto alto! Se mesmo assim surgirem bolhas nos pés ou esmagamento de unha, o melhor a fazer é não mexer e procurar um serviço médico para tratamento adequado.

Máscaras podem ser perigosas pois irritam os olhos.Cuidado com as lentes de contato.

Doenças - Fique atento aos alimentos e bebidas adquiridos na rua, tomando cuidado com as regras básicas de higiene a fim de evitar infecções intestinais, diarréias, vômitos e náuseas. A aglomeração e, principalmente, o contato mais íntimo como o beijo são uma porta de entrada fácil para agentes infecciosos como vírus e bactérias. Portanto, cuidado redobrado com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes nesse período.Evite abusar da bebida,pois,ninguém se diverte bem se estiver "em água dura".


Se beber,não dirija!


Leu tudo direitinho?


Então,agora é correr atrás do trio.

Só alegria!!!


BOM CARNAVAL PARA TODOS!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

UMA DEFINIÇÃO DO DIREITO!



UM FAMOSO ADVOGADO E PROFESSOR DE DIREITO CIVIL DA FACULDADE DE RECIFE,DEFINIA,ASSIM,O DIREITO:
“O DIREITO É UM LARGO CÍRCULO DE RELAÇÕES SOCIAIS,DENTRO DO QUAL O CIDADÃO AGE E VIVE.”
DETERMINADO ALUNO,NÃO SE PREOCUPANDO EM DECORAR TODAS AS DEFINIÇÕES,SENTIU-SE TENSO,PERTURBADO E TEMEROSO DA ARGUIÇÃO.
NISTO,FOI CHAMADO PELO LENTE.
-QUERO UMA DEFINIÇÃO DO DIREITO;FALOU,UM AR SEVERO NO ROSTO.
TRÊMULO NAS BASES,O ALUNO GAGUEJOU:
-O DIREITO...O DIREITO É UM CÍRCULO...UM CÍRCULO...ONDE O HOMEM OBRA...
FURIOSO,O EMINENTE PROFESSOR O ATALHOU:
NÃO SENHOR,CÍRCULO ONDE O HOMEM OBRA NÃO É DIREITO...É PENICO!
DIGA-SE A FAVOR DO ALUNO;NO BRASIL,DE HOJE,NÃO EXISTE MELHOR DEFINIÇÃO DO DIREITO.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CLÁSSICOS DO CARNAVAL BAIANO

O tapete branco na avenida...


Filhos de Gandhy:ritual de saida,no Pelourinho

AFOXÉ FILHOS DE GHANDI



Ninguém consegue conter a emoção quando os Filhos de Gandhy entram na avenida.O tapete branco da paz,mais de 10000 homens desfilando de azul e branco,cantando em iorubá,os ijexás,canções típicas dos cultos afros,o ritmo marcado pelos agogôs,tudo envolto no cheiro da alfazema,10000 homens ou mais,porém,uma só voz,quente,forte,ritmada,o azul e branco dos colares de contas ressaltados pelo branco dos lençóis e toalhas de que são feitas suas fantasias,portadas á moda indiana, não podendo faltar os turbantes.
Tudo em homenagem a Oxalá,o maior de todos os orixás,o guardião dos segredos do mundo,o Senhor da Paz.
O colar azul e branco,cujas contas são amuletos da sorte,representam Oxaguiã,Oxalá jovem e Oxalufã,Oxalá,velho,ou seja o Sol nascente e o Sol posto,já que o orixá representa o Sol,fonte da vida.
As contas azuis simbolizam Ogum,senhor dos metais e dos terreiros,o desembaraçador de encrencas,nosso festejado Santo Antonio.
O bloco só sai ás ruas,depois de todos participarem de um ritual afro,no Pelourinho,para trazer sorte.
Porque Filhos de Gandhi?Fundado a 18 de fevereiro de 1949,por estivadores como Durval Marques da Silva,o Vavá Madeira, oriundos do antigo bloco “Comendo Coentro”,quiseram homenagear o Mahatma Gandhi,profeta da paz e da não violência.Incorporaram ao afoxé a cabra,símbolo da vida e o camelo,símbolo da resistência.Tempos depois,descobriram Raimundo Queirós,sósia de Gandhi,que passou a participar do afoxé e morreu em 2006,com 81 anos.
Houve uma época,que, por motivos financeiros,o bloco não saiu e o Carnaval da Bahia ficou mais pobre;então,Gilberto Gil e um repórter chamado Gerson Macedo,fizeram uma campanha e conseguiram trazer o afoxé,de novo,para as ruas.
Daqui há poucos dias estarão na avenida alegrando nosso carnaval;e,trocando seus colares pelos beijos das moças bonitas e distribuindo banho de alfazema para todos.
Carnaval é alegria;brinque em paz!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

ORA,TROVAS...


CHAMASTE-ME "TUA VIDA"

EU TU'ALMA QUERO SER;

A VIDA ACABA COM A MORTE,

A ALMA NÃO PODE MORRER!


TROVA POPULAR

sábado, 6 de fevereiro de 2010

*****CACHORROS CINCO ESTRELAS*****

MUITOS ESTÃO PREOCUPADOS COM OS RUMOS DA ECONOMIA;OUTROS,COM O ANDAMENTO DAS GUERRAS,MAS,EU ESTOU ANSIOSA MESMO É PARA SABER QUEM SERÁ O NOVO HABITANTE DE QUATRO PATAS DA CASA BRANCA.
CACHORRO É TUDO DE BOM,OS PRESIDENTES AMERICANOS CONCORDAM COMIGO,TODOS TIVERAM O SEU “PET”DE ESTIMAÇÃO,CACHORROS COM BASTANTE INTIMIDADE COM O PODER.COMO “FALA”,POR EXEMPLO,O TERRIER DE FRANKLIN ROOSEVELT,QUE O ACOMPANHAVA ATÉ ÁS REUNIÕES OFICIAIS,HAJA VISTO QUE ESTAVA PRESENTE QUANDO CHURCHILL E ROOSEVELT ASSINARAM O TRATADO DO ATLANTICO;”FALA” ESTÁ IMORTALIZADO NO F.D.ROOSEVELT MEMORIAL,E,TEM UM LIVRO PUBLICADO”THE TRUE STORY OF FALA”.AH,SE FALA FALASSE A LINGUA DOS HOMENS!
DESDE LINCOLN,QUE TINHA UM CÃO CHAMADO FIDO,ROOSEVELT,O THEODORE,QUE CRIOU UM MINI-ZOO NA CASA BRANCA PARA OS FILHOS E TINHA VÁRIOS CÃES,EMBORA O FAVORITO FOSSE PETE,QUE ACABOU SENDO EXILADO PARA “THE ISLAND”,A CASA DO PRESIDENTE,POIS SUA DIVERSÃO FAVORITA ERA MORDER AS PERNAS DOS VISITANTES DA CASA BRANCA,NO QUE FAZIA MUITO BEM;JOHNSON TINHA UM MESTIÇO CHAMADO YUKI,GERALD FORD,UM GOLDEN RETRIEVER,COM O SUGESTIVO NOME DE LIBERTY E NIXON,QUE TINHA UM COCKER-SPANIEL,CHAMADO CHECKERS,CREIO QUE SEU ÚNICO AMIGO,DESDE QUE CAIU EM DESGRAÇA E FOI REPUBLICANAMENTE CHUTADO DE LÁ.
O PRESIDENTE TRUMAN COSTUMAVA DIZER:
-“QUER UM AMIGO EM WASHINGTON?COMPRE UM CACHORRO.”ACHO QUE VALERIA PARA BRASILIA,TAMBÉM.
A DINASTIA BUSH,FOI A RESPONSAVEL PELA PRIMEIRA DINASTIA ANIMAL NA CASA BRANCA.O SPRINGER SPANIEL,SPOT FLETCHER BUSH ERA FILHO DA CADELA MILLIE,QUE PERTENCIA A BÁRBARA,MÃE DE BUSH,E ATÉ ESCREVEU UM LIVRO SOBRE O COTIDIANO DA VIDA NA CASA BRANCA,SENDO A PRIMEIRA CADELA ESCRITORA A VENDER 1 MILHÃO DE CÓPIAS;TINHA FÃ-CLUBE E FUNCIONARIOS PAGOS PELO ERARIO DOS EE.UU.,PARA RESPONDER ÁS INÚMERAS CARTAS DE SEUS FÃS;TÁ COM INVEJA,CARA-PÁLIDA?VOCÊ QUE LUTA HÁ ANOS PARA PODER PUBLICAR SEU HUMILDE LIVRINHO?E MILLIE AINDA AUTOGRAFAVA OS LIVROS,COM A PATINHA!
QUALQUER SEMELHANÇA COM O CAVALO DE CALÍGULA,INCITATUS,NOMEADO SENADOR,É MERA COINCIDENCIA?
DIZEM QUE ISTO CAUSOU UM CERTO DESCONFORTO NA SOCIEDADE,TANTO QUE O SECRETARIO DO TESOURO NÃO COMPARECEU Á BADALADA NOITE DE AUTÓGRAFOS.
E,PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DOS KENNEDK,QUE TAMBÉM TINHAM UM MINI-ZOO,EMBORA FAMOSOS, SÓ O PÓNEI,MACCARONI,DE CAROLINA E O CÃOZINHO PUSHINKA,PRESENTE DE KHRUSHCHEV.ESTÃO TENTANDO FAZER UM PARALELO ENTRE OS KENNEDY E OS OBAMA;CRUZ CREDO!SABENDO COMO SÃO OS OBAMA E COMO OS KENNEDY ACABARAM,MINHA PULGA DE ESTIMAÇÃO,ATRÁS DA ORELHA COMEÇA A COÇAR.
OS OBAMA DIZEM QUERER UM “PET” VIRA-LATA,COMO ELES SE ACHAM.UM DOG TYKE,COMO SE DIZ NOS STATES,MAS,ACABARAM PREFERINDO UM SIMPÁTICO CÃO D'ÁGUA PORTUGUÊS,PRESENTE DO SENADOR TED KENNEDY E QUE LEVOU O NOME DE "BO".
EMBORA OS OBAMA NÃO SEJAM UNS “WAIF”.ESSE É UM EPÍTETO PARA OS BUSH.
AUAU NOBRES PARA TODOS VOCÊS.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SEXTA DE RISOS...


A PISTA
UM CASAL VIAJAVA DE AVIÃO PARA O HAVAÍ,COMEMORANDO OS 40 ANOS DE CASADOS.
TUDO IA BEM,ATÉ QUE O PILOTO,MEIO NERVOSO,AVISOU QUE HOUVE UMA PANE E TENTARIA UM POUSO FORÇADO.FEZ AS RECOMENDAÇÕES DE PRAXE AOS PASSAGEIROS E COMEÇOU A DESCIDA.POUSARAM,COM UMA CERTA TRANQUILIDADE,NUMA ILHA COMPLETAMENTE DESERTA,PORÉM,COM BASTANTE COQUEIROS,MUITA VEGETAÇÃO E ATÉ UM RIACHO DE ÁGUAS LÍMPIDAS.
NÃO ESTAVAM DE TODO MAL,MAS,O PILOTO AVISOU:
-SENHORES,ESTAMOS NUMA ILHA PERDIDA NO PACIFICO E,NÃO SEI SE NOS ENCONTRARÃO,NEM QUANDO.PREPAREM-SE PARA O PIOR.
FOI QUANDO O MARIDO PERGUNTOU Á ESPOSA:
-QUERIDA,VOCÊ PAGOU O DÍZIMO DA SUA IGREJA,ANTES DE EMBARCAR:
E ELA:
-NÃO,IAMOS VOLTAR DOMINGO!
ENTÃO ELE RIU COMO LOUCO,DE ALEGRIA,AGARROU-A E LHE DEU UM BEIJO NA BOCA,COMO NUNCA O TINHA FEITO,NEM HÁ 40 ANOS ATRÁS.
ESPANTADOS,TODOS OLHARAM PARA ELE.QUE PULAVA E GRITAVA FEITO LOUCO:
-ELES VÃO NOS ACHAR!!!!!
Gostou? Então volte...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

INTELIGENCIA,CULTURA E SABEDORIA!...




Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria. Arthur Schopenhauer
_Ah,mas ela é muito culta!
_Sei,mas,é uma chata!Fica ostentando sua sabedoria como se fosse um vestido de seda, desfilando pela sala...
Essa conversa, ouvida numa reunião literária , faz a gente pensar.
Não podemos confundir cultura com sabedoria. Não que eu despreze a cultura, tanto que meu hobby favorito é aprender,mas,toda essa nossa cultura é adquirida,lida em livros,quando assimilamos idéias e pensamentos dos outros ,e,não raro,os tornamos nossos,sem avaliar,sem refletir,sem discordar.Essa cultura entra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se (ou não) no cérebro.
Assim, formamos nossas idéias e assim aparecemos porque queremos ser respeitados,ouvidos e cheirados pela meia dúzia de chatos com quem convivemos socialmente.
Nunca paramos para pensar que os verdadeiros revolucionários do pensamento, os que foram contra o “establishment” , os inconformados,foram os que moveram o mundo e mudaram os conceitos sociais;essas pessoas sequer foram levadas a sério no seu tempo,foram criticadas,escorraçadas,mas,resistiram,simplesmente porque tinham uma visão mais ampla,não posavam para a platéia e ,visionários que eram,enxergavam muito adiante.
Já a sabedoria brota do nosso interior e vai se exteriorizando,atingindo outras pessoas,nasce do coração,de conhecimentos atávicos,talvez,aquela sabedoria que está impregnada nos nossos genes e nos foram transmitidas por gerações que nos precederam.
é a sabedoria popular,encontrada no meio de gente simples,verdadeiros filósofos de rua,cantadores,cordelistas,poetas das ruas,alguns até analfabetos.
Agora, a inteligência,o que é?Existe uma só?
Sempre acreditei que não; para mim,inteligente é quem consegue conduzir bem sua vida,não quem sabe ler Schopenhauer;ser inteligente é ser feliz,é valorizar pequenas coisas,enfim,perceber,por instinto,o que lhe serve.
eu posso saber várias línguas,ter lido carradas de livros,discutir filosofia,mas,não sei construir uma casa,”tijolo por tijolo num desenho lógico...”.
Se estiver só em casa,não sei abrir uma lata,espero chegar minha auxiliar,pode???Juro que é verdade!
Então,não posso sair por ai ostentando minha inteligência como um labéu,porque,se estivesse numa ilha deserta,ela sobreviveria,eu não...
Sabedoria é antes de tudo,meditação;pense primeiro,depois,aceite.
Trace seu caminho no mundo com régua e compasso,e ...siga-o!
Quem não sabe prá onde vai,nenhum vento é favorável!
Amigo leitor,cultura é interação.
Opine,comente,reflita!
IMG:tela de Alma Tadena
PALAVRA DO LEITOR:
20/02/2010 03:27 - Fernando BrandiMíriam, o cúmulo da inteligência/ Afirmo com toda minh seriedade/ Nâo é acumular bens ou sapiência/Mas sim reconhecer a felicidade/Seja grande amor ou pequeno afeto/Seja intelectual, rico ou poderoso/Desprovido, ignorante, analfabeto/O homem feliz é de todos o mais ditosoUm beijo do leitor e fã, .Fernando.
Amigo leitor,aqui você é sempre bemvindo!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

DIA DE FESTA NO MAR...



Chegou, chegou,chegou
Afinal que o dia dela chegou...
A velha Bahia ,hoje,está em festa.Mas,pensando bem,qual é o dia que não é de festa nesta terra de São Salvador e de todos os orixás?Só que hoje é um dia especial,pois celebramos Yemanjá,a toda poderosa rainha do mar.
Deus e as águas!clamavam os antigos.
A vida na terra começou quando Janaína(um dos seus muitos nomes)abriu os seus seios imensos e fartos e surgiram os oceanos trazendo com eles a semente da vida.
...minha sereia rainha do mar
O canto dela faz admirar!
Porque não lembrar o doce Caymmi,seu eterno cantor?
Por conta da devoção,baianos,turistas,velhos e moços estão desde cedo no Rio Vermelho,sua morada para homenagear a Princesa de Aioká.
Levar presentes,flores,perfumes,espelhos,fitas,pentes ,pois,a moça é faceira e dengosa,gosta de se enfeitar.Atabaques soam para saudá-la e o povo de santo,as baianas nos seus lindos trajes de renda e o potinho de água de cheiro enfeitam a festa com sua presença.As barracas de comes e bebes onde não falta a cerveja gelada, a caipirinha e os petiscos passarinha carne de sol ou camarões fritos,o acarajé e o abará.-Com ou sem pimenta,meu rei?
E mais o efó,o caranguejo,o caruru,o dourado vatapá;abusou na bebida?tem nada não,mergulha nas águas verdeazuis do mar do Rio Vermelho que nos trouxe Caramurú o pai de toda essa gente alegre e festiva.O mar nos trouxe Caramurú e leva os presentes dos devotos;os que o mar acolher terão seus desejos satisfeitos;os que ela recusar,voltam para a praia.Se for o seu caso,liga não,a Sereia é mulher caprichosa.Capricha na caligrafia e espera o ano que vem.Quem sabe?
Que Yemanjá leve sob grilhões para o fundo do mar toda a inveja que possa recair sobre nós.Axé!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FEVEREIRO!

smileys falando

RecadosOnline - Recados! Recados de Fevereiro! Quer enviar?



Em fevereiro,
tem carnaval...
Jorge Benjor
Mesmo que você não tenha uma nêga chamada Teresa,se nasceu em Fevereiro,é um sortudo!
Principalmente se for baiano ou carioca,tudo farinha do mesmo saco,pois têm quase dez dias de carnaval,o que faz com que os paulistas, verdes de inveja,falem muito mal da gente.
Pois,paulista,você sabe,é aquele cara que,durante o carnaval,só sai de casa com o tênis desatado,que ele é um sujeito responsável e não vai puxar cordão.
Mas,voltando a fevereiro.
Porque raios tem esse nome?
Dizem que é porque,em Portugal,é o mês das favas,e,de faveiro virou fevereiro;também pode vir de “februare”,que significa purificar;eu,sem ser gramática,ou etimologista,acho que deve vir de febre,pois é um mês quente,cheio de festejos e danças sensuais,como a boquinha da garrafa;confesso que tentei dançá-la,mas,as minhas juntas se recusaram terminantemente –será que são evangélicas? – e ganhei uma dor na coluna que só duas cápsulas de cataflan resolveram.

O bom é que os nascidos nesse mês são alegres,despreocupados,pois,como fevereiro não tem dia 30,ninguém precisa pagar contas;pode torrar tudo no carnaval,sem dor na consciência.
As mulheres,então,se nasceram no dia 29,só fazem aniversário de quatro em quatro anos,olha só que beleza!
A cor que combina com os nascidos nesse mês é o verde garrafa,principalmente se houver mais garrafa que verde.

Dizem que é um bom mês para demandas judiciais,pois,os juízes estão voltando de férias,com a cabeça fresca e já pensando nos dez dias de carnaval e o seu inimigo deve estar escolhendo a fantasia,assim ,você está com tudo e não está prosa.
Antigamente,os homens respeitáveis aproveitavam o Carnaval para dar vazão aos seus instintos reprimidos durante os outros 355 dias do ano;hoje,eles liberam esses instintos durante os 355 dias e nos dez dias de Momo vão descansar numa praia ou resort - com a cara-metade e os filhotes;alguns até fazem retiro espiritual com o Padre Marcelo.
O que é de gosto...
...e,antes que vocês me mandem ás favas,tou saindo.
Fui!...