terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

DIA DE FESTA NO MAR...



Chegou, chegou,chegou
Afinal que o dia dela chegou...
A velha Bahia ,hoje,está em festa.Mas,pensando bem,qual é o dia que não é de festa nesta terra de São Salvador e de todos os orixás?Só que hoje é um dia especial,pois celebramos Yemanjá,a toda poderosa rainha do mar.
Deus e as águas!clamavam os antigos.
A vida na terra começou quando Janaína(um dos seus muitos nomes)abriu os seus seios imensos e fartos e surgiram os oceanos trazendo com eles a semente da vida.
...minha sereia rainha do mar
O canto dela faz admirar!
Porque não lembrar o doce Caymmi,seu eterno cantor?
Por conta da devoção,baianos,turistas,velhos e moços estão desde cedo no Rio Vermelho,sua morada para homenagear a Princesa de Aioká.
Levar presentes,flores,perfumes,espelhos,fitas,pentes ,pois,a moça é faceira e dengosa,gosta de se enfeitar.Atabaques soam para saudá-la e o povo de santo,as baianas nos seus lindos trajes de renda e o potinho de água de cheiro enfeitam a festa com sua presença.As barracas de comes e bebes onde não falta a cerveja gelada, a caipirinha e os petiscos passarinha carne de sol ou camarões fritos,o acarajé e o abará.-Com ou sem pimenta,meu rei?
E mais o efó,o caranguejo,o caruru,o dourado vatapá;abusou na bebida?tem nada não,mergulha nas águas verdeazuis do mar do Rio Vermelho que nos trouxe Caramurú o pai de toda essa gente alegre e festiva.O mar nos trouxe Caramurú e leva os presentes dos devotos;os que o mar acolher terão seus desejos satisfeitos;os que ela recusar,voltam para a praia.Se for o seu caso,liga não,a Sereia é mulher caprichosa.Capricha na caligrafia e espera o ano que vem.Quem sabe?
Que Yemanjá leve sob grilhões para o fundo do mar toda a inveja que possa recair sobre nós.Axé!

Um comentário:

  1. Querida Miriam este seu cantinho é mágico sabia?

    Sou umbandista mas nunca fui atrás das lendas africanas, para mim Yemanjá é o Orixá assentado no sétimo trono da coroa Divina, é o trono da geração, da vida, e sua essência é a agua, por isto ela é a água que vivifica.

    Mas como folclore as lendas são bonitas, e valeu pela homenagem que você fez, com beleza e capricho, beijos Luconi

    ResponderExcluir