segunda-feira, 5 de abril de 2010

A FASCINAÇÃO DAS PEDRAS PRECIOSAS

Desde a Antiguidade elas são cultuadas,desejadas e incansavelmente procuradas.Eram usadas por reis e potentados,símbolo de riqueza e poder;eram selecionadas por seu valor simbólico;o diamante ,por ser indestrutível;a pérola,por sua pureza;o flamejante rubi,por ser ligado á justiça,sendo a pedra do anel de advogado;o topázio,pela nobreza e esplendor;a ametista por ser a pedra da proteção e do poder espiritual,usada pelos príncipes da Igreja.
Quem lhes outorgou esse valor? Os sacerdotes,mágicos,sábios,adivinhos,ligados ao poder espiritual e conhecedores de todos os segredos.O esquema de classificação das pedras era ligado aos planetas,que as influenciava muito fortemente.
O quartzo,por exemplo,faz parte de quase toda a crosta terrestre;é associado á lua,mas,também á procriação e a invisibilidade.
O sábio Apolônio de Tiana, famoso místico do sec.I,ao ser intimado por César Domício, utilizou os poderes do quartzo e se tornou invisível;dias depois apareceu ledo e quedo perto do Monte Vesúvio e bem longe do tirano.
Pribill,cientista vienense,disse que tudo depende da forma que a pedra for cortada;Expôs a pedra ao sol tropical e depois a colocou na boca;dizem que seu corpo desapareceu.
O cristal de rocha,também ligado á lua,é a pedra da adivinhação;quem já freqüentou adivinhos ou cartomantes ,já se defrontou com ela,também sob a forma de círculo,a famosa bola de cristal.
A pérola,gema do mar,também é ligada á lua.Sua iridescencia provém de visões astrais,por isso é usada quando se deseja evocar os astros.
Outra jóia lunar é o âmbar,ligada ao magnetismo animal e ao amor sensual,ás volúpias da paixão.Dizem que a mulher que usa uma jóia de âmbar,torna-se irresistível.
Vamos deixar a lua sossegada e falar de Mercúrio;a opala,a ágata,a turmalina,são todas pedras mercuriais.
A opala tem o poder de penetrar nos mundos desconhecidos e misteriosos,já que Mercúrio é o mensageiro e guia das almas que deixaram a terra em direção ao mundo dos mortos.
A turmalina contém muita eletricidade, além do poder de absorver a luz.
A ágata é uma pedra muito feminina,torna as mulheres férteis e protege os órgãos da gestação.
As pedras de Vênus,deusa do Amor,são a esmeralda e a turquesa;no Egito Antigo,a esmeralda simbolizava a ressurreição;quem a usava teria uma encarnação favorável.
A turquesa oferecia fertilidade perpétua;era a pedra favorita dos faraós,que usava nos seus amuletos e talismãs.
O berilo e a água-marinha,pedra de Peixes,era a transparência;podia-se ler o destino de uma família num espelho de berilo.
O topázio é associado ao sol e ao signo correspondente,Leão.Significa coragem,realeza,liderança,além de sabedoria.Nos tempos antigos era um remédio contra a loucura;ele confere poder sobre as bestas selvagens,o que pode ser interpretado como o domínio do Espírito sobre a Matéria.O topázio é a pedra de Sagitário.
Júpiter,o pai dos deuses,está representado na ametista,na safira e no lápis-lazúli.
A ametista é tradicionalmente associada á hierarquia episcopal,desde tempos imemoriais;dizem que a Tábua da Lei,que Moisés recebeu de Jeová,foi esculpida numa única ametista.Ametista vem do grego a-methyst,aquela que protege da embriaguez,seja dos sentidos ou provocada por bebidas.
Já o ônix,pedra dos bruxos,ligada a Saturno,o Soturno,é usada nos trabalhos de magia negra e bruxaria,para perpetrar o mal.
As pedras e os signos:Aquário:granada
Peixes:ametista
Áries:água-marinha
Touro:diamante
Gêmeos:esmeralda
Câncer:pérola
Leão:rubi
Virgem: olivina
Libra:safira
Escorpião:opala
Sagitário:topázio
Capricórnio:turquesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário