domingo, 25 de abril de 2010

DOCES E VENENOSAS LEMBRANÇAS



Venenosa e atrevida sempre fui , desde pequenininha.Correr da raia,nunca . Hospedar desaforo ,jamais... Minha mãe dizia que minhas palavras eram letais ; exagero dela! Quando eu queria ,minhas palavras podiam ser muito doces, também.Tenho,confessas,três grandes paixões na vida:a literatura ,o cinema e a história.Estudava os acontecimentos antigos com uma dedicação, uma paixão, uma afoiteza, ao ponto de ficar febril quando estudava o antigo Egito ou a Grécia de Sócrates e Platão.por isso,no Colégio Central,curso clássico, anos 60, era respeitada.Naquele tempo tínhamos a nata da inteligência acadêmica como mestres , o nec plus ultra da sabedoria baiana,como o professor Eurico Matta, , o professor Luis Henrique Dias Tavares,historiador,Dr. Milton Tavares,de português, e o Prof. Cassilandro Barbuda,de literatura.Nosso professor de historia era jovem,com uma forte tendência a D. Juan;era filho de um circunspecto professor,padre que jogou a batina ás traças para casar-se.O filho,não podia ver rabo de saia,cantava todas as garotas,e,quando não era correspondido,ou seja,quando não lhes podia baixar a saia,baixava-lhes a nota;foi o que fez comigo,quando me viu imune aos encantos que ele pensava que tinha.Por uma pequena discordância sobre os luizes de França-ele afirmava um fato,eu,outro -caí na prova oral,eu que sempre passei direto e com louvor;os colegas nem acreditaram.No dia aprazado,reunida no salão nobre toda a congregação,presidida pelo Deão do Colégio,chegou minha vez.Os anjos ficaram do meu lado; o ponto que tirei para ser sabatinada pelos professores de historia,foi”as grandes navegações portuguesas,o descobrimento do Brasil”.bingo! Era o que eu queria.Com um leve piscar de olhos,pois a estória da prova oral já circulava pelas salas,o professor titular me perguntou:
-Senhorita Miriam,quem descobriu o Brasil?
Um fogo sagrado me tomou toda, um arrebatamento só, o prazer da vingança.
Olhando prá ele com meus olhos de gata (como ele dizia) chispando,respondi,pausadamente e com tom bem irônico,olhar fixo no meu professor..
-Segundo documentos apócrifos a primeira viagem de circunavegação pela costa brasileira foi feita pelo faraó egipicio Necáu,em tempos pré colombianos;depois vieram os vikings de Leif Ericson e vá rios navegadores europeus,como os irmãos Pinzón e Diogo Cão.Porém, segundo frei Luis de Souza e os documentos régios da Torre do Tombo,em Lisboa,o nobre Pedro Álvares de Gouveia,de uma família da baixa nobreza portuguesa,casado com uma senhora morgada, passou a chamar-se Cabral e foi o descobridor do Brasil,fato atestado por todos os historiadores d’aquém e d’alem mar;porém,segundo o ilustre professor Fradique Miller,quem descobriu o Brasil foi um navegador chamado Santos Damião Brandão,do qual,confesso,nunca ouvi falar;nem eu,nem os historiadores do rei;só sei que, por conta disto e de outras discordâncias mais,estou aqui,frente aos senhores,para submeter-me á prova oral.
Meus colegas me aplaudiram de pé, o deão apertou minha mão e parodiando Heine eu digo:o professor?Continuou professor num coleginho de subúrbio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário