sexta-feira, 9 de abril de 2010

AS MAIS BELAS CIDADES DO MUNDO:BARCELONA


È uma cidade lindíssima, limpa e alegre. Um claro sol de primavera nos recebeu e um vento frio e gostoso soprava para nós.As Ramblas são várias pracinhas,(que aqui é plaça) com charmosas barraquinhas de lado a lado vendendo de tudo para todos;na verdade ,se a gente sentar nas mesinhas da calçada,assiste o mundo passar:americanos ruivos,louros alemães,suecos altíssimos,hindus de turbantes coloridos,italianos morenos,coreanos,japoneses,negros retintos,com seus káftans tribais,marroquinos,brasileiros,tout le monde.
Artesãos expõem seus trabalhos,lojas fazem mostras,pintores trabalham e vendem seus quadros(não esquecer que esta é a pátria de Picasso e Miró)ao ar livre,mulheres vendem flores e plantas,las violeteras presentes com seus “ramitos”;na verdade tudo se vê,tudo se vende e tudo se compra.
Um público heterodoxo vindo de todas as partes do mundo,desfila por aqui.. A imponente estatua de Colombo com o dedo apontado em direção das Américas é um espetáculo á parte.Há nas Ramblas hotéis muito chiques com bons preços ;Pode-se comprar uma salada de camarão pronta para comer ou embalada para viagem por apenas 2 euros.Os amantes de frutos do mar estão aqui como no paraíso:peixes há aos milhares,de todos os feitios,cores e sabores,alguns bem esquisitos.Carne de todas os tipos,especiarias,pães;o Mercado de S. José enlouquece qualquer gourmet.È uma construção medieval toda em ferro com espaço para umas 500 barracas,onde tudo que se refira a alimentação é encontrado;tudo limpo,alinhado,as peixeirinhas lindas de olhos azuis trabalham de luvas,aventais e golas de renda!Bem penteadas, cabelos tingidos, maquiadas, brincos elegantes nas orelhas. A higiene é de se louvar;apesar de tanta carne e tanto peixe reunidos não cheira mal;nem cheiro de maresia se percebe.Encontramos o mercado lotado;a população quase toda estava lá,a maioria de meia idade como todo pais europeu,quase não vejo crianças,poucos jovens em relação ao número de idosos.Muitos senhores compravam suas provisões através de uma lista,cada um empurrando seu carrinho.;provavelmente solteiros ou descasados. Barcelona,entre o mar e a montanha,vanguardismo e tradição,cultura e prazer.


Uma cidade cheia de vida e atrações,lojas bonitas,povo elegante que desfruta dos museus,cinemas,teatros,uma fervilhante vida cultural,excelentes restaurantes.Arquitetura única uma fusão do tradicional com o avançado;um povo orgulhoso do seu passado.El Quadrat D`´or:o plano urbanístico que modifica toda uma zona da cidade;aqui se encontra o melhor da arquitetura modernista,como as casas Milló e Bartló;é também uma importante zona comercial com galerias de arte,boutiques e exposições,casas de chá e bares freqüentados por jovens de toda a Europa.


TIBIDADO:Chega-se ao centenário Parque de Atrações Tibidado pelo funicular que vai até o topo da montanha;encontramos numerosos mirantes donde se descortina toda cidade,uma vista magnífica.Ai está localizado o Museu da Ciência.
Debaixo da Serra da Calserolla, a oeste da cidade, está o Mosteiro de Sta.Maria de Pedralbes único lugar no mundo onde se vê a Coleção Thyssen-Bornemisza, que consta de 72 pinturas e 8 esculturas de arte medieval, renascimento germânico, italiano e barroco veneziano.
Espanhol”,o Museu Etnológico e Arqueológico,a Fundação Miró e o Anel Olímpico.


MONTJUIC: O parque da montanha olímpica. Neste grande parque seguro pode-se visitar “El Pueblo stádio Olímpico,recuperado e o recém inaugurado Palau Saint Jordi.Toda noite há espetáculo público no Mercado Grego e no Mercado das Flores.


Uma Barcelona diferente se estende aos pés de Colombo: o mais importante da arquitetura gótica na Espanha. Las Atarazanas,La Lonja,a nova Vila olímpica,nas Barcelonetas,o moderno Moll de La Fusta,tudo na praia das Barcelonetas;O Porto é imenso,sempre cheio de navios cargueiros ou de cruzeiro,daqui saem muitos transatlânticos para as Ilhas Gregas;apesar do tamanho e do movimento constante é extremamente bem organizado.



LAS RAMBLAS: Um maravilhoso calçadão que se estende desde a estatua de Colombo, junto ao mar até a Praça da Catalunha, na parte mais antiga da cidade; Anos depois, tive a felicidade de ficar ali 15 dias, morando num apart-hotel-Mur e Mar no inicio deste boulevard cheio de cor, vida, movimento, diversão e beleza. Aqui fica o Teatro da Ópera,o Palau Güell,o Palau do Lyceo,o Palau de Sta. Mônica,o Palau de Virreina e o Mercado da Boqueria,também chamado S.José onde fomos nos abastecer de alimentos.

CIUTAT VELLA:- de Barcino a Barcelona; um passeio por séculos num só lugar; arquitetura romana, românica, gótica, neoclássica com mostras modernistas: o Palácio da Música e o Museu Picasso, o Parque da Ciudadela onde fica o Museu de Arte Moderna, de Zoologia, de Geologia e o Zoo, onde mora o único orangotango branco do mundo.

...e o velho castelo dominando tudo.
Voltando a falar do Palau Nacional é lá que está guardado uma obra prima da arte gótico-romanica: o Pantocrator,representação iconográfica de Cristo da abside principal da Igreja de S. Clemente de Tahüll datado de 1123. Este afresco raríssimo retrata Cristo segurando um livro com a inscrição em latim”Ego sum lux mundi”ou em bom Português:Eu sou a luz do mundo,coisa da Igreja de Roma;Cristo não seria tão pretensiosa,tão humilde que foi.
Outro programa imperdível para os amantes da arte e do belo, ou seja, todos nós, o Museu Picasso, no Barri Gotic, um aglomerado de construções medievais que abriga a maior parte dos tesouros artísticos da cidade; mas, como ninguém é de ferro, ali também ficam muitos e variados bares, onde se saboreia ““ tapas, “antigos petiscos espanhóis. Antes das bebidinhas, porém, não deixe de admirar a arquitetura do Museu formado por dois palácios contíguos, dos sec. XVIII /XIX.


Se for à Europa,visite Barcelona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário