quinta-feira, 8 de abril de 2010

BOAS REFEIÇÕES FAZEM BOA A VIDA!


"Comer,beber,e amar... O resto não vale um níquel "

Lord Byron

Já percebeu como,no cotidiano,as pessoas dão pouca importância a isto?Ás boas refeições,aos deliciosos rituais do dia – a –dia?
Comer sentado á mesa,belos pratos bem decorados com flores de cebola (adoro flores feitas de cebola,coloridas com anilina,nas saladas!),bela louça,mesa posta.E flores!Uma mesa com flores torna a refeição muito mais prazerosa.
Esse pequeno ritual me faz bem;dando-me esse luxo fico de bem comigo,me sinto uma pessoa melhor.
Sinto um certo desgosto quando vejo pessoas comendo em pé ou comendo qualquer coisa de qualquer jeito;as praças de alimentação de shoppings me embrulham o estômago;um bando de estranhos compartilhando alimentos,conversando,desatentas ao que comem,sem prazer nem sabor.
Desculpem-me,mas,me vem á mente,porcos no cocho;como via na fazenda,quando criança.
Em casa,mantenho o ritual que aprendi com meus pais que aprenderam com meus avós;mesa posta,hora das refeições, -sagradas -comida simples,mas,gostosa,conversas agradáveis;não era permitido comentários desagradáveis ou falar de tragédias.
Os pratos tinham que ser saboreados;os apressadinhos ouviam de meu pai:
-‘tá corrido da polícia?Sente-se e coma!
Sempre almoço só.Marido no escritório,filhos nos seus trabalhos.Mas,ponho a mesa para mim mesma,com alegria e tranqüilidade.Estendo a toalha, arrumo o guardanapo,ponho o prato,arrumo o talher à francesa,coloco o suporte para o copo de suco e,ocasionalmente,a taça de vinho tinto.
Minha melhor louça,os copos de cristal.
Não vou esperar a rainha da Inglaterra vir almoçar comigo para usá-los;muita gente faz assim,não sei com que propósito .Será que se consideram tão sem importância que reservam para si os objetos mais michurucas?
Almoço sem pressa,degustando a comida.Tiro um tempo para mim.Não levanto da mesa para atender telefone,nem atendo a campanhinha;gente educada não telefona nem faz visita em hora de refeição,por isso,ignoro-as.
Esses dez ou quinze minutos fazem um bem!Nem o olhar para uma mesa grande, hoje vazia,me deixa deprimida.
Tudo tem seu tempo certo e valem as recordações.
IMG:Busca Google

LEIA MAIS:
COMIDA DE SANTO: O ABARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário