quinta-feira, 22 de abril de 2010

O LIVRO DE ELI



Não é o que pensei.
Demorei de vê-lo porque imaginei mais um desses ridículos filmes apocalípticos que ocupam quase todo o espaço nas salas de projeções.
Não vou discutir aqui com vocês se o filme é bom ou bem-feito ou convincente.Não sou crítica de cinema nem de coisa alguma e continuo pensando o que sempre pensei:crítico é o sujeito que sabe o caminho mas, não tem o carro.
Para mim, a importância desse filme lúgubre é a sua mensagem.
Uma mensagem subliminar, dificilmente perceptível para o povão que procurar apenas diversão no cinema – catástrofe.
Até onde o Homem vai para manter o conhecimento humano livre dos predadores que existem desde o princípio dos séculos.
A figura sombria e perigosa de Eli (Denzel Washington) lutando para atravessar um pais inteiro apenas para pôr a salvo um livro da sanha dos aproveitadores e da ganância dos manipuladores que , certamente precisariam deste livro para subjugar as massas, é um resumo da história da Humanidade.
O que fazem os tiranos de plantão?Queimam livros, pois, ler é perigoso,devia ser proibido já disse alguém,pois quem sabe enxerga adiante,não se deixa enrolar por doces palavras e costuma seguir seus próprios caminhos.
_Não é um livro, é uma arma! Disse o tiranete do filme tentando transformar o caos em beneficio próprio. Todo livro é uma arma!
O livro transforma pensamentos, alija preconceitos, muda hábitos e opiniões, constrói outras – que poder imenso o livro tem! –
O livro em questão tinha que ser a Bíblia pois ela contém quase toda a sabedoria humana que centenas de gerações vivenciaram antes de nós e mantiveram registrados esses conhecimentos.
Nesse livro está contida a historia dos sumérios,dos acádios,dos cananeus, dos caldeus,dos persas enfim,contém a trajetória do homem desde que se transformou em ser humano através do processo da Evolução.
Esse livro pertence a todos os povos.Todos os livros que constituem o Antigo Testamento eram livros já existentes desde 100 A.C.Durante o tempo do Cativeiro da Babilônia,o povo judeu misturou-se com os povos babilônicos e aprendeu muito com eles.
Segundo vários historiadores o interesse da história do povo judeu baseia-se no fato inconteste de reunir dois dos maiores sistemas de civilização em curso no mundo,o mesopotâmico e o egípcio.
Vem daí, da posse do conhecimento, o poder supremo dos sacerdotes.Eles,muitas vezes ,mandavam mais que o palácio,pois,este é ignorante e não tem amigos.Só o Templo é poderoso pois lê e, lendo manipula o medo do desconhecido que gerou todas as religiões.
Mas, voltando ao filme. Eli conseguiu que o livro fosse depositado em mãos certas e pode morrer despreocupado pois cumpriu seu objetivo.Combateu um bom combate.
E nós, saímos do cinema com uma leve esperança de que, se a Humanidade optar por destruir-se com uma guerra nuclear,como no filme,alguém,algum dia,em algum lugar devolva a esperança e o Conhecimento a todos os povos.E,possa-se ,enfim,fazer a Luz!
FICHA TÉCNICA
Diretor: Albert e Allen Hugues(Do Inferno)
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Jennifer Beals, Mila Kunis, Ray Stevenson, Lora Martinez, Luis Bordonada, Tom Waits, Frances de la Tour
FALA O LEITOR:
Oi amiga, o livro é tão bom quanto sua missão na conversa fiada, você faz a mostragem do que passa desapercebido. Eli precisou se mostrar humilde e simples para poder passar entre seus perseguidores, mesmo descoberto lutou e conseguiu cumprir sua missão. Um livro bom ou ruim, é uma arma poderosa porque se torna luz aos cegos, abre os caminhos aos errantes, forasteiros, viajantes, é a estrela guia dos iluminados. Ana Zélia ,escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário