terça-feira, 30 de março de 2010

LEITORES E ESCRITORES



O sonho de todo escritor é ser lido.O sonho de todo leitor é ter um bom livro para ler.
Muitos autores – eu,inclusive – se não precisam viver da Literatura se conformam em viver para a Literatura;por isso,não ligam se seu trabalho é remunerado ou não.O que querem mesmo é ser lidos e comentados.
O comentário é o salário do escritor,dizia um amigo,escritor virtual que nunca quis publicar nada.A Internet o basta.
Realmente,o comentário é importantíssimo para o escritor virtual.É assim que tomamos o pulso do nosso leitor,que conhecemos seus gostos e recebemos ,em boa hora,suas críticas.
Dizem que todo escritor tem o ego enooorme e é resistente à crítica negativa. Mas,nem todos.A crítica traça nosso rumo,pois,é normal a gente gostar do que escreve.
Sou uma escritora que recebe poucos comentários;a maioria,bondosos,partidos de colegas e amigos que gostam e lêem o que escrevo.
Mas,falta-me o comentário dos leitores.Queixo-me aos meus gurus da Internet,o Marcos Lemos,da “Ferramentas Blog”,o sujeito que me ensinou através dos seus posts a lidar com blogs.
Ele me diz:-Um blog tem que ter conteúdo.
Eu penso:-Claro,os meus têm , cuido muito disto,faço direitinho a lição de casa,escrevo todos os dias,assuntos diversificados,pois detesto rotina e tenho,segundo os contadores e analistas sérios que disponho – o Google Analytics e o Wooprah- inúmeros leitores no Brasil e exterior.
Pois é com eles que gostaria de interagir.Conhecê-los,conhecer seus gostos e pensamentos.Tenho um leitor na Lituânia e outro na Malásia;são assíduos,quase todo dia os mapas os assinalam;viajo,imaginando quem sejam.Brasileiros ou portugueses que vivem lá?Ou os da terra,pois,a tradução automática (embora nem sempre perfeita,possibilita o acesso)?
Como saberei?
-Mas,isso você tem,dizem os colegas blogueiros;qualquer um dos analíticos mostram os textos mais lidos e o Woopra ainda coloca até o IP do leitor e a hora e tempo da visita.
Mas,é tudo mecânico,digo eu,gente quer falar com gente.
A maioria dos meus leitores não escritores manda-me e-mails comentando os textos;por ser o e-mail uma correspondência privada não os exibo no blog.
Mas,esses pelo menos,fico conhecendo e alguns se tornaram amigos virtuais.
O comentário para se tornar valioso tem que ser espontâneo e nunca se constituir numa obrigação.
Detesto os “-Adorei!” e “Muito bom” que recebo às vezes.Sorrio levemente pois,percebo que a pessoa nem leu o texto.Quis apenas ser gentil ao responder um comentário feito.
Recuso-me a ler o texto de um autor,a menos que tenha tempo para parar nele,analisá-lo,degustá-lo para,enfim,comentar;interajo com o autor,exprimo minha opinião,abro espaço até para réplicas e tréplicas.Se gosto do texto,pouco me importa se o colega leu ou não os meus.Comento!
Escritores também são leitores;e,leitores capacitados,pois,são do ramo,e o que dizem,conta;porém,o leitor comum,diário,tem toda importância.
O bom escritor,dizia Salinger,é aquele que o leitor,ao terminar a leitura,deseja telefonar para ele;no tempo de Salinger ainda não havia internet.O e-mail,hoje,substitui o telefonema.
Vamos esperar que os leitores se comuniquem.
PALAVRA DO LEITOR:
30/03/10 10:28 - Maricia
É Míriam, da para ver que você faz o dever de casa direitinho... Seutexto diz tudo o que os escritores (?) gostariam de colocar...Excelente sua idéia de interagir com os leitores...Muito bom (rs,sei que não gosta desse termo, mas realmente muito bem colocada sua idéia...)
02/04/10 20:36 - Maria Olimpia Alves de Melo,escritora mineira
Alô Miriam! Eu li seu texto e ADOREI. Mas falando seriamente, é fácilperceber quando não nos lêem e comentam -porém, muitas vezes só cabemesmo dizer: Muito bom. Salinger, o escritor que se bastava . Queriaser como ele. - eu, não me interesso por publicar fora da net...masadoro saber que me lêem! Dinheiro? É muito bom, a gente pode com eleviajar e comprar livros. Mas, tratei de ganhar de outra forma para nãoatrapalhar o meu prazer em escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário