segunda-feira, 1 de março de 2010

UM OLHAR DO PARAÍSO (THE LOVELY BONES)



O mistério da morte está sempre presente no nosso inconsciente,talvez pela dúvida da ressurreição ou pelo medo do Desconhecido.
Afinal,o que iremos encontrar? ou :Encontraremos alguma coisa?
Sempre duvidei da chamada “outra vida”,principalmente por causa do tema deste filme.
Uma adolescente pura,comum,com uma família bem estruturada e carinhosa é brutalmente violentada, assassinada e esquartejada por um vizinho,acima de qualquer suspeita.
Então,me pergunto:se existisse esse tão propalado e nunca provado Além,as pessoas que sofressem morte violenta não denunciariam seus carrascos?
Parece que o Peter Jackson,diretor do filme,pensa como eu ou tem dúvidas iguais às minhas e de muita gente mais,pois fez a heroína assassinada induzir a família a reconhecer o seu assassino.
Não, o filme não é um melodrama bobo,é bem feito,sem apelações nem grandes suspenses ou mistérios.
Ao assistir,do limbo,a desestruturação da sua família após a certeza da sua morte,principalmente,ao desespero do pai,ela ,recusa-se a subir aos paramos celestiais até arranjar um meio de apontar seu assassino.
Mas,Susie Salmon(Saoirse Ronan) não se deixa cegar pela vingança;como você e eu ela quer que a verdade suba do fundo do poço e apareça para todos – mesmo porque esse psicopata já tinha mais seis mortes nas costas entre crianças e adolescentes – e vivia tranqüilo por ai.
O que mais entristece Susan é não ter tido o direito aos namoricos da adolescência e trocado o primeiro beijo com seu namoradinho,descendente de indianos e leitor de Shakespeare.Enfim,ter sua vida interrompida brutalmente e ninguém pagar por isso.
Prestei atenção também, no único momento em que a raiva e a indignação de Susan se torna mais forte,e,ela emite um forte pensamento de ódio e vingança,o pai recebe essas vibrações e sai com um taco de golfe para matar o vizinho;ele sabia que era o assassino,mas,não tinha provas.
O pai acabou espancado e semi-morto e eu percebi o quanto nossos pensamentos negativos podem perturbar o cosmo e as pessoas que convivem conosco.
No mais, vejam o filme e façam suas próprias reflexões.
E ,reparem no final,irônico,quando a garota deseja “uma vida longa e feliz para nós”.
Nós que vivemos numa casa de bonecas,que não nos importamos com nada,que não lutamos contra as injustiças.
Para mim,a mensagem do diretor é clara:nós é que estamos de luto,por vivermos num mundo assim.
Ficha Técnica:
Roteiro:Fran Walsh,Alice Sebold(autora do livro)Peter Jackson
Direção:Peter Jackson
Elenco:Saoirse Ronan,Mark Wahlberg,Stanley Tucci,Rachel Weisz,Susan Sarandon
Assistiu?Gostou?
Dê seu depoimento!
Internet é interação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário