quinta-feira, 11 de março de 2010

TODOS OS NOMES...




O nome é a marca registrada do individuo. Pode inclusive,influenciar sua personalidade,impulsionar seu destino ou aprisionar o seu dono,tolhendo sua liberdade de escolha.Uma pessoa que recebeu o nome de um guerreiro,pode se sentir obrigada a realizar feitos heróicos,e se sentir frustrada,se não conseguir.Ou quem herdou nome de família,pai,avô,pode sentir o peso dessa herança,sentindo-se na obrigação de cultuar e honrar seus antepassados e até parecer-se psicologicamente com eles.Há os que recebem nomes estrambóticos que o envergonham durante toda a vida;esses,felizmente,podem trocar esse nome,num cartório e terminar a agonia.
Nomes de atores famosos são comuns nesses tempos de TV e novelas;triste foi a estória da garota,cuja mãe era apaixonada por duas atrizes,Ava Gardner e Gina Lollobrigida;querendo homenagear as duas,colocou na filha única o nome Ava Gina.Deprimente!
Ou aquela senhora de Araraquara,que,na 1º Guerra Mundial,sabendo que o Brasil era um país neutro,deu esse nome ao filho:Neutro;não sei como o rapaz se comportou durante toda sua vida;se passou em cima do muro o tempo todo.
Os nomes mais comuns ,no Brasil,vieram da nossa herança portuguesa;mas,também temos nomes indígenas,hebraicos,por causa da Biblia,germânicos;porém,os nomes mais comuns por aqui ainda são Maria,José,João e,no Nordeste,Severino.
O nome Maria,vem do hebraico Myriam,mas,também pode ser egípcio,Mrym “a amada de Amon”,ou semítico,significando senhora,soberana;é um nome tão popular que passou a ser substantivo,o “Maria vai com as outras”,significando uma pessoa tolinha,sem personalidade.
Com José,foi pior:passou a designar o “Zé-povinho(ralé) e ,em alguns lugares o ânus é chamado de Zé.No entanto,José é um belo nome,vem do hebraico Iosseph(aumente-me Deus a família);o perigo é o coitado levar isso á risca.A popularidade do nome veio quando o Papa Pio IX,nomeou S.José,padroeiro da Igreja Catolica.Em inglês e francês é Joseph, em italiano Guiseppe e,em espanhol,Jose,o J,com som de erre.
João,outro nome muito comum(tente ir á lista telefônica e procurar João dos Santos),vem do hebraico Yohannan(Deus é misericordioso);porém no Brasil,também tem uma conotação chula,joão ninguém,para designar pessoas sem importância.È um nome usado no mundo inteiro,na Alemanha,Johann,na Escocia,Ian,na França,Jean,em gaulês,Evan,em grego,Ioánnes,em húngaro,Janus, em inglês,John.em irlandês,Sean,em italiano,Giovanni,em russo,Ivan,em lituano,Jonas,em romeno,Jon.
E,ainda temos a junção do nome dos pais,muito usado no século passado,para designar os filhos:Claudionor,Valdelice,Mariel, Joanice etc
E,”last but not least”,temos os nomes malditos:Adolfo,que caiu no esquecimento ,por causa de Hitler;também pode virar um cacófato se o cara resolver doar alguma coisa:Adolfo deu.Que situação!
O bom é que gostemos do nome que recebemos;foi uma escolha de nossos pais,sem nenhuma interferência nossa;o que nos resta,é honrá-lo.


Quer saber a origem e significado do seu nome?
Fale comigo!
IMG:Busca Google
LEIA TAMBÉM:
AH,ESSE VELHO PORTUGAL!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário