quarta-feira, 10 de março de 2010

VELHOS HÁBITOS



SEI o quanto é difícil mudar hábitos.A gente se acostuma a uma linha de pensamentos e aos sentimentos inconvenientes que os seguem.Ser feliz é fácil,porém,aprender a não ser infeliz é complicado.
A felicidade é uma condição natural no ser humano.Duvida?Basta observar as crianças e os simples.Um sábio mestre já disse que para alcançar o reino dos céus,temos que ser como as crianças.E o reino dos céus é a nossa paz interior;é olhar o mundo com olhos infantis,achar beleza nas coisas simples,um raio de sol,um passarinho a voar.O poeta Paul Élouard escreveu:
Para os humildes,a ventura
É quase nada.
Um pôr do sol
Uma alvorada.
É isso aí;difícil é a gente digerir todos os “condicionais”que aprendeu no passado.Para assumir o controle de si mesmo temos que nos conscientizar;policie seus pensamentos.Não se permita dizer:-Ele me magoou!
Nós nos acostumamos a estereótipos mentais que põem fora de nós as causas dos nossos sentimentos.O primeiro passo é vigiar os pensamentos.
Vigiai,diz Salomão
Noite e dia o coração;
Pois é dele que nos vem
Todo mal e todo bem.
Eu substituiria coração por pensamento.
Como todo mundo,eu também me pego alimentando idéias erradas.Acuso pessoas ou fatos pelos meus problemas,critico atitudes,julgo meus semelhantes,exijo muito deles;mas,tenho um remédio para isso;assim que me pego “em falta”,imagino uma bucha domestica bem cheia de sabão,agarro nela e finjo “lavar” meu cérebro.Como minha mãe fazia com a minha boca quando eu falava palavrões.Deu certo na infância,deu agora também.Sempre alerta com os pensamentos,eis a questão!
Lembra-se quando aprendemos a dirigir?Santo Deus,tres pedais quando eu só tinha dois pés!Barbaridade,che!
Mas,aos poucos vamos nos disciplinando,assuntando,tentando;e,um belo dia,depois de muitos esforços,saimos guiando;controlamos o carro;acontece o mesmo com os nossos pensamentos.

Engate a primeira,nunca dê marcha-a-ré,segure a embreagem e s’inbora!A vida vai ficar bem melhor!
A gente sabe controlar as mãos para realizar tarefas mecânicas;aprendemos a dirigir,digitar,trocar uma lâmpada,tocar violão.Com o cérebro,o processo é menos conhecido,mas,é idêntico.
Cedo aprendemos os hábitos que temos hoje e os fomos reforçando durante a vida toda.por qualquer coisinha ficamos infelizes,frustrados,magoados,irritados porque estamos acostumados a pensar desta maneira.Nunca pensamos em mudar estes comportamentos autodestrutivos.
Um pensamento se torna uma convicção quando a gente atua sobre ele repetidamente,não quando se tenta uma vez e desiste.Assumir o controle de si mesmo envolve mais do que simplesmente experimentar novos pensamentos;requer a determinação de ser feliz,mudando hábitos e conceitos e simplesmente deletar todos os pensamentos paralisantes.


Quer me contar sua estória?

Escreva:miriamdesales@gmail.com

LEIA MAIS:
ESCOLHA COMO QUER SE SENTIR
AS MIL FACES DA PARALISIA
A PAIXÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário